Canadá reage a tarifas dos EUA com novas taxas e possíveis restrições econômicas. Donald Trump e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, em 2019
REUTERS/Kevin Lamarque
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou neste sábado (1º) a imposição de tarifas de 25% sobre produtos dos EUA, em resposta às taxas adotadas pelo governo norte-americano.
Trudeau afirmou que as tarifas prejudicariam os Estados Unidos, um aliado de longa data. Ele encorajou os canadenses a comprar produtos canadenses e passar férias em casa, em vez de nos EUA.
Trudeau afirmou em entrevista coletiva que 30 bilhões de dólares canadenses entrarão em vigor na terça-feira, enquanto os 125 bilhões restantes serão aplicados em 21 dias.
Ele afirmou ainda que o governo estuda medidas não tarifárias, incluindo restrições ligadas a minerais críticos, aquisição de energia e outras parcerias.
Este texto está em atualização.
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/02/01/canada-diz-que-vai-impor-tarifas-de-25percent-sobre-produtos-dos-eua-em-retaliacao.ghtml

