Lula embarcou nesta terça para participar da IX Cúpula da CELAC em Honduras

Lula embarcou nesta terça para participar da IX Cúpula da CELAC em Honduras

Evento terá representantes dos 33 países da América Latina e do Caribe, de organismos internacionais e convidados. Medidas de Donald Trump podem ser debatidas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou nesta terça-feira (8) para Honduras, onde participa na quarta-feira (9) da IX Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), em Tegucigalpa, capital hondurenha.
Lula no encontro da Celac de 2024.
Ricardo Stuckert/PR
O evento reunirá representantes dos 33 países da América Latina e do Caribe, além de delegados de organismos internacionais e parceiros extrarregionais convidados pela presidência hondurenha.
🔍A CELAC é o único mecanismo de diálogo que abrange todos os países em desenvolvimento do continente americano.
Segundo o governo brasileiro, durante a Cúpula, os países membros da CELAC revisarão os trabalhos realizados em 2024 e discutirão as iniciativas a serem implementadas ao longo de 2025.
Entre os destaques estão o Plano de Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome da CELAC 2030 (Plano SAN-CELAC 2030) e o Fundo de Adaptação Climática e Resposta Integral a Desastres Naturais (FACRID) da Comunidade.
Medidas de Trump
O encontro acontece num contexto em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o chamado “tarifaço”, isto é, a imposição de tarifas a países do mundo que, no entendimento da Casa Branca, “roubam” os EUA na relação comercial.
O canal Rossiya 1 disse que a Rússia não está na lista de Trump “para a decepção de muitos no Ocidente”.
Getty Images/Via BBC
Desde que o anúncio foi feito, na semana passada, países como a China e blocos como a União Europeia passaram a articular uma reação ao “tarifaço”. Além disso, México e Canadá já vinham anunciando medidas ao longo das últimas semanas.
Nesta terça-feira, em evento em São Paulo, o presidente Lula afirmou que a atuação de Trump, que classificou como um “cavalo de pau”, “não vai dar certo”.
“Eu estou vendo o comportamento do presidente Trump nos Estados Unidos. Não sei o que vocês pensam, mas eu acho que não vai dar certo. Não vai dar certo. Ninguém pega um transatlântico daquele carregado, muito carregado, e faz as coisas que estão acontecendo lá”, afirmou Lula.
Lula diz que comportamento de Trump ‘não vai dar certo’
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, é possível que os chefes de Estado e de governo presentes à cúpula da Celac queiram abordar o tema em seus discursos.
Entretanto, diante das situações econômicas distintas entre os países do grupo, diplomatas preveem dificuldade para que saia posição conjunta do bloco sobre o tema.

Fonte: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/04/08/lula-embarcou-nesta-terca-para-participar-da-ix-cupula-da-celac-em-honduras.ghtml

Deixe um comentário