Segundo autoridades locais, um ônibus com trabalhadores foi atingido em ofensiva que teve como alvo infraestruturas civis no leste, sul e centro da Ucrânia. Rússia ataca a Ucrânia na madrugada desta quarta-feira (23)
Reuters
Ao menos nove pessoas morreram na Ucrânia após um ataque de drones da Rússia nesta quarta-feira (23). Segundo autoridades locais, um ônibus com trabalhadores foi atingido.
“Os russos atacaram um ônibus com funcionários da empresa que estavam a caminho do trabalho em Marhanets”, disse Mykola Lukashuk, chefe do conselho regional de Dnipropetrovsk, no Telegram.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Ainda de acordo com os governantes, a ofensiva teve como alvo infraestruturas civis no leste, sul e centro da Ucrânia.
A extensão completa dos ataques — que mantiveram Kyiv e a metade oriental da Ucrânia acordadas por várias horas durante a madrugada — ainda não era conhecida.
O serviço de emergência da Ucrânia informou que também houve um ataque no distrito de Synelnykivskyi, na região de Dnipropetrovsk, que feriu duas pessoas e provocou um incêndio em uma empresa agrícola.
“Apenas a infraestrutura civil da cidade foi alvo dos ataques inimigos”, disse o serviço de emergência no Telegram.
A Rússia também lançou um “massivo” ataque com drones na região central ucraniana de Poltava, ferindo pelo menos seis pessoas, segundo o serviço de emergência em uma publicação no Telegram.
Vários incêndios foram registrados, e edifícios residenciais, empresas, armazéns e garagens foram danificados, segundo o serviço de emergência, que publicou fotos de bombeiros combatendo chamas à noite.
Duas pessoas ficaram feridas em um ataque com drones à infraestrutura civil nos arredores da cidade portuária do Mar Negro, Odesa, que também provocou vários incêndios, disse Oleh Kiper, governador da região de Odesa, no sul da Ucrânia, no Telegram.
Incêndios de grande escala também foram registrados em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, após um ataque com drones russos, segundo o prefeito Ihor Terekhov, também no Telegram.
Unidades de defesa aérea também atuaram para repelir ataques na região de Kyiv, mas não houve relatos imediatos de danos.
Não houve comentários imediatos da Rússia sobre os ataques.
LEIA MAIS
Ataque a turistas na Índia deixa mais de 20 mortos
Tentativas de um cessar-fogo
A ofensiva ocorreu enquanto tanto o presidente da Rússia, Vladimir Putin, quanto o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, sinalizaram disposição para negociar um pacto que proibiria ataques à civis.
Caso ocorram negociações bilaterais, será a primeira vez que os dois lados realizarão negociações diretas desde os primeiros dias da guerra, iniciada pela Rússia com uma invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022.
Autoridades europeias e dos EUA se reunirão com uma delegação ucraniana nesta quarta-feira, em Londres, para mais conversas de paz, após o encontro realizado em Paris na semana passada. Segundo o site Axios, Washington espera da Ucrânia uma resposta a um esboço de plano de paz que exige que Kyiv aceite a ocupação russa.
O ministério da Defesa russo afirmou que suas unidades de defesa aérea destruíram 11 drones ucranianos durante a noite, em várias regiões russas e na Península da Crimeia. Governadores regionais disseram que não houve relatos imediatos de danos.
Ucrânia e Rússia voltam a se acusar de violar cessar-fogo de 35 horas
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/04/23/ataques-russos-na-ucrania-deixa-mortos.ghtml