Sem citar Trump, Lula diz que o Brasil tem ‘instituições sólidas e independentes’

Sem citar Trump, Lula diz que o Brasil tem ‘instituições sólidas e independentes’

Sem citar o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, 7, que o Brasil é soberano e não aceita interferência de outros governos. Ele também disse que o país possui “instituições sólidas e independentes”

“Somos um país soberano”, escreveu Lula, nas redes sociais. “Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Temos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei.”

A declaração foi feita pouco tempo depois de Trump comentar o cenário político brasileiro. Em sua rede social, Truth Social, defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro, dizendo que o político “não é culpado de nada” e está sendo perseguido.

Bolsonaro responde a ações no Supremo Tribunal Federal (STF) por uma suposta tentativa de golpe em 2022. Ele também foi declarado inelegível por oito anos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acusado de abuso de poder e uso indevido da TV oficial para atacar o sistema eleitoral.

Integrantes do governo Lula reagem à fala de Trump

Jair Bolsonaro e Donald Trump: presidente dos Estados Unidos saiu em defesa de aliado | Foto: Arquivo/Agência Brasil

As falas de Trump geraram reação imediata. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse que Trump deveria cuidar dos problemas dos EUA. “O tempo em que o Brasil era submisso aos Estados Unidos foi o tempo de Bolsonaro”, afirmou.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, também disse que o Brasil não aceitará pressões externas, principalmente sobre o Judiciário. “Nosso compromisso é com os interesses do povo, não com agendas estrangeiras”, declarou.

Os processos contra Bolsonaro

Bolsonaro virou réu em março, junto com outros sete aliados, acusado de liderar um grupo armado para impedir a posse de Lula. Ele prestou depoimento em junho e negou envolvimento direto.

No fim de junho, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, encerrou a fase de instrução do processo sobre o suposto golpe de Estado e autorizou a apresentação das alegações finais. O julgamento será a próxima etapa.

Até agora, 497 pessoas já foram condenadas por suposto envolvimento no incidente em 2022 e oito foram absolvidas.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O post Sem citar Trump, Lula diz que o Brasil tem ‘instituições sólidas e independentes’ apareceu primeiro em Revista Oeste.

Fonte: https://revistaoeste.com/politica/sem-citar-trump-lula-diz-que-o-brasil-tem-instituicoes-solidas-e-independentes/

Deixe um comentário