Diante do aumento de 50% nas tarifas sobre produtos brasileiros determinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o debate político entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ganhou novo tom, nesta quinta-feira, 10. Ambos são possíveis rivais na disputa pela Presidência em 2026.
Durante entrevista ao Jornal da Record, o petista relembrou um episódio em que Tarcísio vestiu um boné com o slogan de Trump, “Make America Great Again”, quando o presidente norte-americano tomou posse, em janeiro. O governo de Tarcísio de Freitas ainda não emitiu posicionamento oficial sobre o tema.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Lula também comentou sobre sua disposição para as eleições, dizendo sentir-se mais saudável aos 80 anos do que aos 60, mas garantiu que só decidirá sobre reeleição no tempo apropriado.
“Agora eu vou te contar uma coisa: os loucos que governaram esse País não voltam mais”, afirmou Lula. “O senhor Tarcísio pode tirar, não vai tentar esconder o chapeuzinho do Trump, não, Tarcísio, pode ficar mostrando para a gente saber quem você é. Está cheio de lobo em pele de carneiro.”
🚨 OPINIÃO – Em entrevista para TV Record, Lula afirma:
“Os loucos que governaram esse país não voltam mais. Não adianta esconder o chapeuzinho do Trump, Tarcísio. Pode colocar e mostrar quem você é. Tem muito lobo com pele de carneiro”, disse ele.👇 pic.twitter.com/6Tge165plg
— André Aranda (@Andre17121979) July 11, 2025
O presidente demonstrou insatisfação com a manifestação de Trump em defesa de Bolsonaro, que enfrenta processo no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe de Estado depois das eleições de 2022.
“Essa coisa do Trump começar um parágrafo citando o ex-presidente da República que fez um crime contra esse País? Que tentou dar um golpe? Não tem como”, disse Lula. “Esses não voltam. Se for necessário candidato para evitar isso, estarei candidato.”
Mobilização da oposição e pressão no governo Lula
Aliados de Bolsonaro, como Tarcísio e outros parlamentares, responsabilizam o governo Lula pela decisão de Trump. Na quarta-feira 9, Tarcísio declarou nas redes sociais que Lula teria priorizado a ideologia em detrimento dos resultados, sob o argumento de que não adianta “se esconder atrás do Bolsonaro”, já que a responsabilidade cabe ao atual governo.
O governador também compartilhou nota de Trump defendendo que Bolsonaro seja julgado pelo eleitorado, e não pela Justiça. Nesta quinta-feira, 10, Tarcísio reconheceu que a tarifa de Trump trará prejuízos ao Brasil, especialmente para São Paulo, principal polo industrial do país. Ele pediu ao governo federal que deixe divergências ideológicas de lado e busque negociação direta com o governo Trump para tentar reverter a decisão.
Leia mais: “O legado da independência americana”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 276 da Revista Oeste
“O que a gente vê é que dos países do G-20, o mais afastado da Casa Branca é o Brasil”, disse o governador. “A gente tem dado demonstrações muito ruins, como foi agora na última reunião dos Brics. Então, nós precisamos estabelecer o consenso e lembrar que os americanos sempre foram aliados de primeira hora do Brasil.”
Leia também: “A sobrevivência da democracia”, artigo de Silvio Navarro publicado na edição 276 da Revista Oeste
Grande Dia! #MakeAmericaGreatOnceAgain pic.twitter.com/7LwhnQziKI
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) January 20, 2025
O post Lula: ‘Seu Tarcísio, não tente esconder o chapeuzinho do Trump’ apareceu primeiro em Revista Oeste.