A Praça Tamandaré, em Goiânia, virou palco de um protesto neste domingo, 3, com críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ato integra uma mobilização que abrange mais de 60 cidades brasileiras.
Os manifestantes defendem o impeachment de Moraes e de Lula. Eles denunciam abusos do Judiciário, indicam censura em decisões recentes do STF e reagem às medidas impostas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A convocação tem apoio de políticos conservadores e de movimentos populares que pedem o restabelecimento de liberdades constitucionais. Em vários Estados, os organizadores destacam a pauta da liberdade de expressão e o respeito ao Estado de Direito.
As manifestações ocorrem dias depois de os Estados Unidos imporem sanções Moraes. A Casa Branca barrou sua entrada no país e congelou ativos sob jurisdição norte-americana.
Como resultado, o gesto de Washington D.C. reacendeu críticas da oposição ao magistrado brasileiro. Entre os alvos da mobilização, estão as medidas cautelares aplicadas contra Bolsonaro, como a imposição de tornozeleira eletrônica e restrições de deslocamento.
🚨URGENTE
GOIÂNIA nunca teve uma manifestação desse tamanho. HISTÓRICO 🇧🇷🔥
REAJA BRASIL
BRASIL NA RUA pic.twitter.com/SYZwFUBmHS— Pedro Pôncio Ex MST (@pedroponciobr) August 3, 2025
Parlamentares reforçam presença em manifestação em Goiás
O deputado federal Major Vitor Hugo (PL-GO), um dos nomes mais próximos do ex-presidente, deve marcar presença na Praça Tamandaré. A expectativa dos organizadores é reunir milhares de pessoas no evento.
+ Leia também: “Michelle Bolsonaro vai a ato contra Lula e Moraes em Belém”
Os protestos ocorrem nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe, Alagoas, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
O post Goiânia recebe manifestação por impeachment de Lula e Moraes apareceu primeiro em Revista Oeste.