Vereador do Rio cobra exoneração de secretário que sugeriu ‘bala na nuca’ de Bolsonaro

Vereador do Rio cobra exoneração de secretário que sugeriu ‘bala na nuca’ de Bolsonaro

O vereador Rafael Satiê (PL) quer a demissão do secretário de Governo da Prefeitura do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz. Ao protocolar pedido de exoneração na tarde desta terça-feira, 5, o parlamentar afirma que o oponente “passou de todos os limites” ao desejar a morte do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e aliado do prefeito carioca, Eduardo Paes (PSD), Santa Cruz foi além de comemorar a prisão preventiva de Bolsonaro, que fora decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na segunda-feira 4. Em postagem no X, o secretário externou a sua torcida pela morte do ex-presidente da República.

“No meu mundo ideal seria pena de morte”, afirmou o secretário de Governo da Prefeitura do Rio de Janeiro. “Bala na nuca.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Queremos a exoneração de Felipe Santa Cruz”, afirma Rafael Satiê. “É um absurdo o ex-presidente da OAB e secretário de Governo da Prefeitura do Rio defender ‘bala na nuca’ para Bolsonaro.”

Publicações do ex-presidente da OAB no X | Foto: Reprodução/X

Para além do pedido de exoneração, Santa Cruz passa a ser alvo de outros vereadores do Rio de Janeiro. Na tarde desta terça-feira, a bancada do PL tenta aprovar a convocação do secretário para que ele explique, diante dos parlamentares, a postagem com discurso de ódio contra Bolsonaro.

“Vamos apresentar um Projeto de Decreto Legislativo para que ele seja convocado a prestar esclarecimentos à Câmara: o que significa ‘bala na nuca’?”, indaga Satiê, em contato com Oeste. “É o que faziam nazistas com judeus? O que traficantes aplicam a inocentes nas favelas? O que regimes comunistas impunham a presos políticos? Não cabe a um agente público incitar esse tipo de ódio — e o prefeito Eduardo Paes precisa decidir se mantém um secretário que afronta o Estado de Direito.”

Até o momento, Paes não se manifestou a respeito de exonerar — ou manter no primeiro escalão de sua equipe — o aliado que torce publicamente pela morte de um adversário político.

Santa Cruz assumiu, primeiramente, a Secretaria de Governo da Prefeitura do Rio de Janeiro em outubro de 2023. Saiu meses depois, mas voltou à função em dezembro do ano passado, diante da reeleição de Paes.

Rafael Satiê convoca protesto contra Moraes e em defesa de Bolsonaro

Alvo do desejo de Felipe Santa Cruz em ver “bala na nuca”, Bolsonaro ganha apoio público de Rafael Satiê. O vereador carioca convoca, para as 19h desta terça-feira, manifestação em apoio ao ex-presidente. O parlamentar também defende o impeachment de Moraes.

Para Satiê, o ato, programado para ocorrer em frente à Câmara Municipal do Rio de Janeiro, será uma “resposta à perseguição política contra quem representa milhões de brasileiros”. Conforme o vereador, o STF — e, sobretudo, Moraes — ultrapassou os limites constitucionais ao cercear liberdades, censurar falas e restringir movimentações do ex-presidente.

Leia também: “O tirano do Brasil”, reportagem de Cristyan Costa e Silvio Navarro publicada na Edição 280 da Revista Oeste

O post Vereador do Rio cobra exoneração de secretário que sugeriu ‘bala na nuca’ de Bolsonaro apareceu primeiro em Revista Oeste.

Fonte: https://revistaoeste.com/politica/rafael-satie-exoneracao-felipe-santa-cruz-prefeitura-do-rio-de-janeiro/

Deixe um comentário