O ex-presidente Jair Bolsonaro reagiu publicamente à prescrição de um processo contra o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) e levantou dúvidas sobre a atuação do Judiciário brasileiro.
Em uma publicação feita nesta quarta-feira, 23, Bolsonaro comparou o caso à invasão das sedes dos Três Poderes nos atos do 8 de janeiro — evento pelo qual seus apoiadores vêm sendo duramente punidos.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A provocação partiu de uma manchete publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, datada de 11 de setembro de 2024.
A reportagem revela que a Justiça não localizou Boulos por seis anos. Acima de tudo, a demora levou à extinção de um processo sobre dano ao patrimônio público ocorrido durante protestos organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).
Boulos fora do alcance da Justiça por seis anos
Segundo a Folha, a citação judicial não foi efetivada até 2022, quando o caso prescreveu. O promotor responsável pela ação demonstrou frustração diante da “falha” em localizar o parlamentar, que à época já era uma figura pública nacional.
Em contrapartida, Boulos nega que tenha tentado fugir e afirma que jamais recebeu qualquer condenação. Nas redes sociais, Bolsonaro ironizou a situação.
“Isso não se encaixa em golpe de Estado?”, disse o ex-presidente. “A Justiça não o encontrou porque ele foi líder do MTST ou foi apenas mais uma coincidência?”
– Dano ao patrimônio?
– Isso te lembra o 08 de janeiro?
– Isso não se encaixa em golpe de Estado? – E a justiça não o encontrou porque ele foi líder do MTST ou foi apenas mais uma coincidência? pic.twitter.com/YJZYq6zqfj— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 23, 2025
Enquanto Boulos prescreve, Moraes intima Bolsonaro em Brasília
A crítica à atuação judicial veio no mesmo dia em que Bolsonaro foi alvo de mais uma intimação. O texto, encaminhado pelo Supremo Tribunal Federal, convoca o político para apresentar defesa no processo que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado.
+ Leia também: “Vídeo: oficial de Justiça intima Bolsonaro na UTI”
A oficial de Justiça Cristiane Aparecida Ventura entregou a intimação e devolveu a ordem do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. O magistrado classificou a ordem como “urgente”. Como resultado, Cristiane informou ter encontrado o ex-presidente na Unidade de Terapia Intensiva do DF Star.
– A mando de Alexandre de Moraes (vídeo – 11 min), oficial de justiça adentra UTI para notificar Jair Bolsonaro.
– Peço divulgação / obrigado. pic.twitter.com/VtY0jptfKP
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 23, 2025
O post Bolsonaro compara caso Boulos a 8 de janeiro e questiona imparcialidade da Justiça apareceu primeiro em Revista Oeste.