Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), apenas Pariquera-Açu (SP) registrou um volume de 99,7 mm de chuva das 7h às 8h deste sábado (8). A água invadiu casas e deixou carros submersos. Temporal deixa cidades do Vale do Ribeira debaixo d’água neste sábado (8)
Uma forte chuva provocou pontos de alagamentos e estragos no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, na manhã deste sábado (8). Conforme apurado pelo g1, Pariquera-Açu foi uma das cidades mais atingidas da região.
Imagens mostram diversas residências e veículos atingidos pela enchente em Pariquera-Açu e Jacupiranga (veja acima).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foi registrado um volume de 99,7 mm de chuva entre as 7h e 8h deste sábado (8) em Pariquera-Açu.
De acordo com o Instituto Climatempo, o volume chegou a 174 mm desde as 8h de sexta-feira (7), um equivalente a 63% da média para o mês.
Nas imagens, é possível ver que a água invadiu casas e deixou carros submersos nas duas cidades. Moradores também utilizaram motos aquáticas na tentativa de auxiliar os afetados pela enchente.
Chuva de quase 100 mm em 1h deixa cidades do Vale do Ribeira (SP) debaixo d’água
Reprodução
A Defesa Civil de São Paulo informou que a chuva será intermitente na região na manhã deste sábado (8). Ainda segundo o órgão, áreas de instabilidade meteorológicas favorecem a ocorrência de pancadas de chuva durante a tarde e à noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na última sexta-feira (7) um alerta de perigo (laranja) para acumulados de chuva na região, válido até o fim deste sábado (8). A medida alertou sobre a possibilidade de chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia.
Temporal deixou diversos pontos de alagamentos e carros submersos em Pariquera-Açu (SP)
Murilo Kozikoski
Falta de luz
Leia a nota da Neoenergia Elektro na íntegra:
“A Neoenergia Elektro informa que equipes da concessionária atuam na manhã deste sábado nos bairros Angatuba, Conchal e área rural, locais mais afetados pela forte chuva que atingiu o município de Pariquera- Açu na noite de sexta-feira (7).
A empresa está priorizando o atendimento aos serviços essenciais como hospitais, postos de saúde e clientes com UTI domiciliar.
A cidade apresenta vários pontos de alagamento que dificultam o acesso das equipes da concessionária.
Por medida de segurança, a empresa atua em parceira com a Defesa Civil para situações emergenciais”.
Temporal deixou diversos pontos de alagamentos e carros submersos em Pariquera-Açu (SP)
Defesa Civil de São Paulo
Interdições
Confira a nota do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) na íntegra:
“A Rodovia Ivo Zanella (SP-222) está com interdição total em ambos os sentidos, no para quem segue para Pariquera-Açu, por conta das fortes chuvas que ocasionaram em alagamentos e deslizamentos de terra no trecho.
Equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Policiamento Rodoviário estão cientes e acompanhando a situação!
Evite o trecho!”
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Fonte: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2025/02/08/chuva-de-quase-100-mm-em-1h-deixa-cidades-no-interior-de-sp-debaixo-dagua-video.ghtml