Ciro Nogueira descarta apoiar impeachment de Alexandre de Moraes

Ciro Nogueira descarta apoiar impeachment de Alexandre de Moraes

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, reconheceu que não vê viabilidade política no avanço de um processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista ao portal Metrópoles, nesta quarta-feira, 6, o parlamentar disse que a atual composição do Senado não oferece as condições necessárias para aprovar uma medida desse tipo. Para isso, seriam necessários aos menos 54 votos favoráveis.


“Não perco tempo com pautas que não vão ter sucesso”, declarou o senador, ao justificar a decisão de não assinar pedidos de impeachment contra Moraes. Nogueira argumentou que, apesar das críticas legítimas da oposição, é preciso manter o foco em temas com chance real de prosperar no Congresso.

O ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro observou que, mesmo com número suficiente de assinaturas, a abertura de um processo de impeachment depende da vontade do comandoda Casa. “Pode chegar com 80 assinaturas que Davi Alcolumbre [União-PA] não avança com o pedido”, disse o Nogueira, referindo-se ao presidente do Senado.

Ciro Nogueira versus oposição

A declaração de Nogueira marca uma inflexão no discurso de parte da oposição ao governo Lula, especialmente entre senadores que têm feito coro às críticas contra o Supremo e, em particular, contra os abusos de Alexandre de Moraes em investigações relacionadas ao 8 de janeiro, à liberdade de expressão e ao inquérito das fake news.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A pressão aumentou desde que o governo dos Estados Unidos aplicou sanções a Moraes por meio da Lei Magnitsky. Essa legislação autoriza o governo norte-americano a punir indivíduos estrangeiros acusados de corrupção ou violações graves de direitos humanos.

Essas sanções podem incluir:

  • Congelamento de bens e ativos sob jurisdição dos EUA;
  • Proibição de entrada no território americano; e
  • Bloqueio de transações financeiras com empresas ou bancos dos EUA.

Na entrevista ao Metrópoles, Nogueira relembrou sua participação no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, quando articulou a adesão de partidos do centrão à destituição da petista. Na visão dele, o sucesso daquela movimentação se deu porque havia tanto base jurídica quanto apoio político. “Ali tínhamos uma pauta que vencemos e tínhamos condição de vencer”, comparou o senador, dias depois e milhares brasileiros irem às ruas para clamar pelo impeachment de Moraes.

O post Ciro Nogueira descarta apoiar impeachment de Alexandre de Moraes apareceu primeiro em Revista Oeste.

Fonte: https://revistaoeste.com/politica/ciro-nogueira-descarta-apoiar-iimpeachment-i-de-alexandre-de-moraes/

Deixe um comentário