O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), determinou que a Casa Alta terá sessões remotas temporariamente a partir desta quinta-feira, 7. De acordo com o parlamentar, a decisão tem por objetivo “garantir o funcionamento do Parlamento e impedir que a pauta legislativa seja paralisada”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Não aceitarei intimidações nem tentativas de constrangimento à Presidência do Senado”, afirmou Alcolumbre, em nota. “O Parlamento não será refém de ações que visem a desestabilizar seu funcionamento.”
Congressistas querem o impeachment de Moraes
A decisão do senador ocorreu depois de a oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocupar o Senado e obstruir os trabalhos. Os congressistas decidiram pressionar Alcolumbre depois de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A cobrança inclui uma reação institucional às medidas cautelares impostas ao senador Marcos do Val (Podemos-ES), igualmente assinadas por Moraes. A oposição exige que a Casa avance com os pedidos de impeachment contra o magistrado, relator de ambos os casos no STF.
Apesar dos esforços da oposição, Alcolumbre evita qualquer sinal público de que colocará os pedidos em análise. O parlamentar se resumiu a dizer que seguirá pautando matérias que, segundo ele, são de interesse da população. “A democracia se faz com diálogo, mas também com responsabilidade e firmeza”, disse.
Alcolumbre reclamou dos parlamentares que ocupam o Senado
Por meio de uma outra nota, divulgada nesta terça-feira, 5, o presidente do Senado reclamou dos parlamentares que ocupam a mesa diretora da Casa legislativa.
“O Parlamento tem obrigações com o país na apreciação de matérias de interesse do povo brasileiro”, afirmou o político, que também citou a movimentação similar que ocorre na Câmara dos Deputados. “A ocupação das mesas diretoras das Casas, que inviabilize seu funcionamento, constitui exercício arbitrário das próprias razões, algo inusitado e alheio aos princípios democráticos.”
O post Com oposição ocupando o Senado, Alcolumbre determina sessões remotas apareceu primeiro em Revista Oeste.