O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), publicou um post, depois de os Estados Unidos (EUA) taxarem produtos brasileiros em 50% e a Embaixada dos EUA emitir uma nota em defesa de Jair Bolsonaro.
“Uma honra integrar o STF, que exerce com seriedade a função de proteger a soberania nacional, a democracia, os direitos e as liberdades, tudo nos termos da Constituição do Brasil e das nossas leis”, escreveu o juiz do STF, nesta quarta-feira, 9.
Embora tenha feito o post pouco depois das medidas norte-americanas, o juiz do STF não fez menções ao governo Trump ou aos atos do republicano.
Na mensagem, Dino publicou duas fotos: uma da sede da Corte, em Brasília, iluminada com as cores da Bandeira Nacional e outra da Estátua da Justiça.
Mensagem de Flávio Dino e carta enviada a Lula
Na carta enviada ao presidente Lula, Trump mencionou o ex-presidente Jair Bolsonaro.
“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional”, disse o republicano. “Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma caça às bruxas que deve acabar imediatamente. Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos (como demonstrado recentemente pelo STF, que emitiu centenas de ordens de censura secretas e ilegais a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro), a partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os Estados Unidos, separada de todas as tarifas setoriais existentes.”
Leia também: “A sobrevivência da democracia”, reportagem publicada na Edição 276 da Revista Oeste
O post Depois de medidas dos EUA, Dino publica post e diz que STF protege a soberania apareceu primeiro em Revista Oeste.