Deputado cobra postura diplomática do governo, em tensão com os EUA

Deputado cobra postura diplomática do governo, em tensão com os EUA

O governo brasileiro precisa ter uma postura diplomática firme e técnica diante do recente aumento das tensões com os Estados Unidos (EUA). Esta é a opinião do deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil-SP).

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Para ele, o governo brasileiro não pode entrar em discussões políticas ou ideológicas com a maior potência do mundo. Caso isso ocorra, o prejuízo poderá ser imensurável. O momento agora, prossegue, exige que estes tipos de interesse sejam deixados de lado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“A diplomacia sempre foi a marca do Brasil”, afirma o parlamentar a Oeste. “Não podemos transformar questões internas em conflitos internacionais. O governo precisa separar o que é técnico do que é político e negociar com base nisso.”

Marangoni ressalta que o União Brasil é um partido basicamente de centro-direita. Nele, acrescenta, há alas pró-governo, outras que são aliadas da oposição e uma terceira, na qual se coloca, que é independente.

Na opinião do deputado, o Brasil vive uma situação perigosa, com episódios que revelam um desequilíbrio entre os poderes.

Ele citou como exemplo a postura do governo de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar o veto do Congresso à alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

“Está havendo uma extrapolação, na invasão das competências por parte de poderes”, observou o parlamentar, referindo-se ao IOF. “Fomos surpreendidos com o Supremo derrubando essa decisão do Congresso. Uma decisão da maioria, legítima, tomada em cima de um instrumento do Congresso, que é o projeto de decreto legislativo. Eu acho que estão tendo abusos em pontos especiais.”

Marangoni, no entanto, preferiu não acusar o STF de perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Por por determinação do ministro Alexandre de Moraes, Bolsonaro terá que cumprir medidas cautelares, como utilizar tornozeleira eletrônica, não acessar redes sociais e estar impedido de manter contato com seu filho, Eduardo.

A decisão ocorre em meio a investigação aberta no STF contra o ex-presidente, que teve desdobramentos depois da intervenção do presidente Donald Trump, que aumentou as tarifas para produtos brasileiros. Ele vinculou a iniciativa também ao seu descontentamento com o governo e com a Justiça brasileiros em relação a Bolsonaro.

“Sobre a investigação e às medidas contra o ex-presidente Bolsonaro, é muito difícil para a gente falar com relação ao mérito do processo”, observou o parlamentar. “É um processo que está na sua instrução.”

Deputado critica presidente dos EUA

Marangoni não deixou de criticar a postura de Trump em todo este episódio.

“Manifestar o descontentamento é uma coisa, manifestar o descontentamento e aplicar medidas em relação a isso já é estar invadindo um pouco a soberania do Brasil.”

Leia mais: “Bolsonaro diz que não tem dúvida de que será condenado”

Como alternativa, além da diplomacia, Marangoni defendeu que o Brasil fortaleça sua política externa com mais acordos comerciais bilaterais e não se torne dependente de uma ou duas grandes economias.

“O Brasil precisa abrir os olhos”, alertou o parlamentar. “Precisamos nos tornar menos vulneráveis e mais estratégicos nas nossas relações comerciais. Isso passa por ampliar acordos bilaterais e buscar novos parceiros.”

O post Deputado cobra postura diplomática do governo, em tensão com os EUA apareceu primeiro em Revista Oeste.

Fonte: https://revistaoeste.com/politica/deputado-cobra-postura-diplomatica-do-governo-em-tensao-com-os-eua/

Deixe um comentário