Deputado questiona consumo de ovos de ema e jabuti por Lula

Deputado questiona consumo de ovos de ema e jabuti por Lula

O deputado Evair de Melo (Progressistas-ES) encaminhou um requerimento de informação, no qual pede esclarecimentos sobre a legalidade do consumo de ovos de ema e jabuti pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

No documento, o parlamentar questiona as autoridades sobre a legalidade do consumo de ovos de ema e jabuti por Lula. Evair de Melo também pede esclarecimentos acerca da existência de registros oficiais e a fiscalização ambiental dos animais mantidos no Palácio da Alvorada.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O requerimento foi protocolado e endereçado à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e ao presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho.

“Enquanto produtores rurais são perseguidos com multas absurdas e burocracia sufocante, Lula faz o que bem entende, ignorando as leis ambientais que o próprio governo impõe aos brasileiros”, afirmou Evair de Melo.

+ Kim Kataguiri envia representação contra Lula à PGR por crime ambiental

O deputado ainda destacou a importância da “transparência” por parte do governo petista, sobretudo se há “permissão para esse absurdo”.

“Que mostrem os documentos”, prosseguiu. “Se não há, que o governo responda por mais esse escândalo. A esquerda adora criar leis para os outros seguirem, mas nunca para si mesma. Isso tem que acabar.”

Lula disse que come os ovos das emas que estão no Palácio da Alvorada | Foto: Reprodução/Redes sociais

Deputado quer dados sobre emas e jabutis em residência oficial de Lula

Evair de Melo argumenta no requerimento que o objetivo é esclarecer a documentação e monitoramento das emas e jabutis mantidos na residência oficial da Presidência. 

O pedido surge depois de uma declaração de Lula durante um evento no Amapá, na semana passada. Na ocasião, o presidente afirma que consome ovos de ema e expressando interesse em experimentar ovos de jabuti. 

“Eu estou comendo agora sabe o que?”, iniciou Lula. “Ovo de ema, que equivale a 12 ovos de galinha. Eu fui pesquisar se eu podia comer e eu posso comer, porque tenho 70 emas lá no Palácio da Alvorada e elas botam ovo do tamanho da cabeça de vocês. E, agora, estou criando jabuti e tenho 11 jabutis. E eles botam ovo também. Qualquer dia, vou comer ovo de jabuti, porque tudo que é ovo é igual.”


Na justificativa, Evair de Melo sinaliza que “essas espécies são protegidas pela legislação ambiental, tais declarações levantam sérias dúvidas sobre a legalidade dessas práticas e a fiscalização dos órgãos competentes”.

O parlamentar ainda cita o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, o qual estabelece penalidades para a comercialização e consumo de ovos de animais silvestres sem permissão legal. 

“O consumo de ovos de jabuti, especificamente, é ilegal no Brasil, uma vez que esses quelônios são protegidos por normas ambientais que proíbem sua exploração e consumo”, argumentou Evair de Melo. “O fato de que esses animais habitam no Palácio da Alvorada desde 1960 não os exclui das normas ambientais vigentes.”

O post Deputado questiona consumo de ovos de ema e jabuti por Lula apareceu primeiro em Revista Oeste.

Fonte: https://revistaoeste.com/politica/deputado-questiona-consumo-de-ovos-de-ema-e-jabuti-por-lula/

Deixe um comentário