Em uma carreata a favor de Jair Bolsonaro, na noite desta segunda-feira, 4, em Brasília, o desembargador aposentado Sebastião Coelho criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que pouco antes ordenara a prisão domiciliar do ex-presidente. O ato ocorreu nas proximidades do condomínio onde Bolsonaro reside.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Durante o protesto, Coelho criticou com veemência a medida judicial. “Essa decisão do Alexandre de Moraes não existe”, afirmou. “Isso é um arbítrio total.”
O jurista também pediu ao presidente do Senado, o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que avance com o pedido de impeachment do juiz da Suprema Corte. Ao presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), dirigiu críticas: “Omisso”.
Desembargador Sebastião Coelho manda recado ao povo Brasileiro, agora, em frente a casa do Presidente Bolsonaro. pic.twitter.com/Ftw16zUPgw
— Oswaldo Eustáquio (@Tsedekenu) August 5, 2025
“Senador Davi Alcolumbre, não é possível que o senhor não esteja enxergando o que está acontecendo em nosso país”, disse o ex-desembargador. “A paz de nosso país depende do senhor, da sua atitude agora. Se o senhor não tomar atitude, o povo vai tomar a dianteira.”
Conforme relatos, os manifestantes alternavam entre gritos de “Omisso, omisso”, para Motta, e o canto do Hino Nacional brasileiro.
Sebastião Coelho critica Moraes e o Judiciário
O magistrado aposentado também mencionou casos recentes que envolvem decisões de Moraes. Entre elas, a imposição de tornozeleira eletrônica ao senador Marcos do Val (Podemos-ES) e a situação do ex-deputado Daniel Silveira, internado depois de cirurgia.
“Hoje [segunda-feira 4], ele [Moraes] colocou uma tornozeleira num senador da República”, afirmou Coelho. “Isso é inadmissível, nós não podemos aceitar isso como sendo uma normalidade. Daniel Silveira está para perder uma perna pela conivência também dos demais ministros que concordaram com a decisão de Alexandre de Moraes. Hugo Motta, você é um omisso. Você é um omisso, você é um pequeno.”
Leia também: “O tirano do Brasil”, reportagem de Cristyan Costa e Silvio Navarro publicada na Edição 280 da Revista Oeste
Com 70 anos, Sebastião Coelho é natural de Santana do Ipanema (AL) e construiu sua trajetória no Judiciário do Distrito Federal, onde foi juiz e desembargador do TJDFT. Em 2022, renunciou ao cargo de vice-presidente e corregedor do TRE-DF em protesto pela posse de Moraes na presidência do TSE, sob o argumento de que o ministro teria feito uma “declaração de guerra ao país”.
Depois da aposentadoria, Coelho atuou como advogado na defesa de réus ligados aos atos de 8 de janeiro de 2023. Durante sustentação oral no STF, disse que os ministros da Corte eram “as pessoas mais odiadas deste país”. Além disso, integrou a equipe de advogados do ex-assessor de Bolsonaro Filipe Martins, mas deixou a função em abril por questões de saúde. Em junho, filiou-se ao Novo e agora planeja disputar uma vaga no Senado pelo Distrito Federal em 2026.
O post Desembargador diz que decisão de Moraes é ‘arbítrio total’ apareceu primeiro em Revista Oeste.