Encontro de comunidades tradicionais reforça valorização das culturas populares em Itapecerica da Serra

Encontro de comunidades tradicionais reforça valorização das culturas populares em Itapecerica da Serra

Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento contou com palestras, homenagens, troca de experiências e parcerias, além das apresentações da dupla local de sertanejo Tony e Bento, interpretando o Hino de Itapecerica, e canto e dança indígena de (Toré) Fulni o – Kariri Xocó  – Awassury Fulkaxó.

“Neste momento em que reunimos aqui celebridades da cultura local, nós reforçamos que temos hoje a atuação pela igualdade racial como prioridade da nossa Administração”, discursou o prefeito Dr. Ramon Corsini. O chefe do Executivo citou avanços neste início de Governo e finalizou: “Nossa cidade não permite nenhum tipo de discriminação”.

O vice–prefeito vice Allan Dias destacou a grandiosidade do encontro, comprovada na valorosa experiência e importância dos participantes. “Hoje é um dia histórico, que vai ficar marcado na nossa cidade. Nosso mandato vai dar prioridade à Cultura”, garantiu.

De acordo com a secretária municipal de Cultura, Soraia Leal, “o prefeito Ramon Corsini e o vice Allan Dias têm nos dado todas as ferramentas para que a gente possa fazer política pública de qualidade em Itapecerica da Serra”.

Compuseram a mesa de trabalho também os vereadores Irmã Rose e Alex Napoleão; Marcia Rollemberg, secretária de Cidadania e Diversidade do Ministério da Cultura; Sebastião Soares, diretor de Promoção das Culturas Populares do MinC; Luzi Borges, diretora de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas e de Terreiros do Ministério da Igualdade Racial; Mariana de Souza Rolim, coordenadora da UPPH – Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; professora doutora Débora Galvani, Pró Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Paulo José Santas Magalhães (Paulinho Samba de Rua), secretário executivo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Osasco; Siméia de Mello Araújo, coordenadora do Museu Afro Brasil Emanuel Araújo; Lucas Marcelino, representante do mandato da deputada estadual Thaynara Faria; Tamires Caroline, assessora do deputado estadual Marcolino; e Elaine Silva, diretora do Instituto Arapoty.

Chamada ao microfone, a secretária nacional de Cidadania e Diversidade Marcia Rollemberg falou sobre a atuação do MinC, parcerias e projetos. “A cultura é o DNA da democracia. Política popular tem que ter participação coletiva”, explicou a representante do Governo Federal.

Já o diretor municipal de Cultura Pai Walmir Damasceno, um dos principais entusiastas do encontro, listou os desafios em atuar pela revalorização dos povos e comunidades tradicionais e comemorou: “Hoje Itapecerica dá um salto de qualidade nesta luta”.

Pai Walmir também citou outros avanços na cidade, como a restruturação do Conselho Municipal de Igualdade Racial; a Lei Municipal de Política e Promoção de Igualdade Racial; instituição do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do município; além da coordenadoria de Políticas e Promoção de Igualdade Racial e Direitos Humanos.

No segundo ato do encontro, os presentes acompanharam as palestras “O Que Somos, O Que Queremos, Para Onde Vamos e Como Estamos”, ministrada por Luzi Borges; e “Salva Guarda e Proteção de Espaços e Territórios de Povos e Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas e de Terreiros em São Paulo”, por Mariana de Souza Rolim.

Ainda participaram do Encontro de Culturas Populares e Comunidades Tradicionais os secretários Renato Rainha (Governo, Ciência e Tecnologia), Guilherme Palmezano (Planejamento e Meio Ambiente), Ronaldo de Jesus – Cepacol (Serviços Urbanos), José Carlos de Oliveira – Zecas (Segurança Pública) e o superintendente Rafael Freitas (Itaprev); chefe de Gabinete do Prefeito, Márcio Roberto; Brígida Sacramento, secretária executiva do Conisud; secretários de Cultura e Turismo de São Lourenço da Serra, Giovani Cáceres; de Cultura de Embu das Artes, Alan Leão; de Cultura de Vargem Grande Paulista, Adriano Reis; de Cultura e Lazer de Cotia, Pedro Peixoto; Ana Carolina Silva, assessora da deputada Mônica Seixas; entre outras autoridades.

Fonte: https://itapecerica.sp.gov.br/Erro?aspxerrorpath=/encontro-de-comunidades-tradicionais-reforca-valorizacao-das-culturas-populares-em-itapecerica-da-serra

Deixe um comentário