Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento contou com palestras, homenagens, troca de experiências e parcerias, além das apresentações da dupla local de sertanejo Tony e Bento, interpretando o Hino de Itapecerica, e canto e dança indígena de (Toré) Fulni o – Kariri Xocó – Awassury Fulkaxó.
“Neste momento em que reunimos aqui celebridades da cultura local, nós reforçamos que temos hoje a atuação pela igualdade racial como prioridade da nossa Administração”, discursou o prefeito Dr. Ramon Corsini. O chefe do Executivo citou avanços neste início de Governo e finalizou: “Nossa cidade não permite nenhum tipo de discriminação”.
O vice–prefeito vice Allan Dias destacou a grandiosidade do encontro, comprovada na valorosa experiência e importância dos participantes. “Hoje é um dia histórico, que vai ficar marcado na nossa cidade. Nosso mandato vai dar prioridade à Cultura”, garantiu.
De acordo com a secretária municipal de Cultura, Soraia Leal, “o prefeito Ramon Corsini e o vice Allan Dias têm nos dado todas as ferramentas para que a gente possa fazer política pública de qualidade em Itapecerica da Serra”.
Compuseram a mesa de trabalho também os vereadores Irmã Rose e Alex Napoleão; Marcia Rollemberg, secretária de Cidadania e Diversidade do Ministério da Cultura; Sebastião Soares, diretor de Promoção das Culturas Populares do MinC; Luzi Borges, diretora de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas e de Terreiros do Ministério da Igualdade Racial; Mariana de Souza Rolim, coordenadora da UPPH – Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; professora doutora Débora Galvani, Pró Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Paulo José Santas Magalhães (Paulinho Samba de Rua), secretário executivo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Osasco; Siméia de Mello Araújo, coordenadora do Museu Afro Brasil Emanuel Araújo; Lucas Marcelino, representante do mandato da deputada estadual Thaynara Faria; Tamires Caroline, assessora do deputado estadual Marcolino; e Elaine Silva, diretora do Instituto Arapoty.
Chamada ao microfone, a secretária nacional de Cidadania e Diversidade Marcia Rollemberg falou sobre a atuação do MinC, parcerias e projetos. “A cultura é o DNA da democracia. Política popular tem que ter participação coletiva”, explicou a representante do Governo Federal.
Já o diretor municipal de Cultura Pai Walmir Damasceno, um dos principais entusiastas do encontro, listou os desafios em atuar pela revalorização dos povos e comunidades tradicionais e comemorou: “Hoje Itapecerica dá um salto de qualidade nesta luta”.
Pai Walmir também citou outros avanços na cidade, como a restruturação do Conselho Municipal de Igualdade Racial; a Lei Municipal de Política e Promoção de Igualdade Racial; instituição do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do município; além da coordenadoria de Políticas e Promoção de Igualdade Racial e Direitos Humanos.
No segundo ato do encontro, os presentes acompanharam as palestras “O Que Somos, O Que Queremos, Para Onde Vamos e Como Estamos”, ministrada por Luzi Borges; e “Salva Guarda e Proteção de Espaços e Territórios de Povos e Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas e de Terreiros em São Paulo”, por Mariana de Souza Rolim.
Ainda participaram do Encontro de Culturas Populares e Comunidades Tradicionais os secretários Renato Rainha (Governo, Ciência e Tecnologia), Guilherme Palmezano (Planejamento e Meio Ambiente), Ronaldo de Jesus – Cepacol (Serviços Urbanos), José Carlos de Oliveira – Zecas (Segurança Pública) e o superintendente Rafael Freitas (Itaprev); chefe de Gabinete do Prefeito, Márcio Roberto; Brígida Sacramento, secretária executiva do Conisud; secretários de Cultura e Turismo de São Lourenço da Serra, Giovani Cáceres; de Cultura de Embu das Artes, Alan Leão; de Cultura de Vargem Grande Paulista, Adriano Reis; de Cultura e Lazer de Cotia, Pedro Peixoto; Ana Carolina Silva, assessora da deputada Mônica Seixas; entre outras autoridades.
Fonte: https://itapecerica.sp.gov.br/Erro?aspxerrorpath=/encontro-de-comunidades-tradicionais-reforca-valorizacao-das-culturas-populares-em-itapecerica-da-serra