Equipes avançam no resgate de mineiros presos na maior mina de cobre do mundo após tremor no Chile

Equipes avançam no resgate de mineiros presos na maior mina de cobre do mundo após tremor no Chile

perário funde cobre na mina El Teniente, a maior mina subterrânea de cobre do mundo, localizada em Machalí, perto de Rancagua, no Chile, em 2 de abril de 2025
RAUL BRAVO / AFP
As operações de resgate a cinco trabalhadores desaparecidos na mina de cobre El Teniente, no Chile, após um desabamento provocado por um terremoto, registraram o primeiro progresso.
A estatal Codelco informou neste sábado (2) que as equipes conseguiram abrir quatro dos 20 metros necessários para alcançar os mineiros presos. Além dos cinco desaparecidos, um trabalhador morreu e outros nove ficaram feridos.
O tremor, de magnitude 5, ocorreu na quinta-feira (31), por volta das 17h30 (horário local), na nova unidade Andesita da mina, localizada em Machalí.
Segundo o presidente-executivo da Codelco, Ruben Alvarado, ainda não houve contato com os desaparecidos. Máximo Pacheco, presidente da empresa, afirmou que as equipes seguem trabalhando para acessar a área desabada.
A mina El Teniente é a maior mina subterrânea de cobre do mundo. O Chile é o maior produtor global do metal, essencial para fiação elétrica, motores e geração de energia renovável.
*Com informações da AFP e da Reuters
Terremoto provocou desabam,ento em mina subterrânea de cobre, no Chile
Reprodução/USGS
Terremoto seguido de tsunami atinge a Rússia; tremor é o 6º mais forte da história

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/08/02/resgate-mineiros-tremor-chile.ghtml

Deixe um comentário