Glenn Greenwald diz que Moraes é ‘hipócrita’ e critica a esquerda que o defende

Glenn Greenwald diz que Moraes é ‘hipócrita’ e critica a esquerda que o defende

O jornalista norte-americano Glenn Greenwald reagiu às declarações do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele classificou como “hipocrisia” a queixa do magistrado sobre possíveis sanções internacionais a seus familiares. “Tudo o que Moraes acusa seus inimigos políticos de fazer, ele mesmo fez”, escreveu Greenwald em seu perfil do X.

A crítica ocorreu depois do discurso do ministro na abertura do semestre do Judiciário. Na ocasião, ele acusou aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro de atuarem no exterior para pressionar instituições brasileiras por meio de sanções. Sem citar nomes, Moraes afirmou que os envolvidos são “pseudopatriotas” que “não tiveram coragem de permanecer em território nacional”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Morais também classificou a articulação como ação de “organização criminosa” com “condutas dolosas e conscientes” que buscam submeter o STF a pressões internacionais.

Greenwald destaca mudança de discurso da esquerda

Ao rebater as falas do ministro, Greenwald mencionou medidas anteriores de Moraes contra familiares de investigados. “Ele proibiu adolescentes de usar a internet por causa do pai e proibiu esposas de acessarem as redes sociais por causa do marido”, escreveu o jornalista.

O jornalista também citou o bloqueio dos bens de Heloisa Bolsonaro, mulher do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), como exemplo. “Embora nenhum dos dois tenha sido condenado por crimes, e ela não está acusada de nada”, afirmou.

Leia a reportagem “O tirano do Brasil”, da Edição 280 da Revista Oeste

O jornalista ainda relembrou que, em 2018, setores da esquerda acusaram o STF de instaurar uma “ditadura judicial” depois da condenação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Poucos anos depois, tudo mudou”, observou Greenwald. “O mesmo juiz que a esquerda acusou de ser um fascista supremacista branco e um golpista corrupto agora é o herói nacional, e criticá-lo constitui algum tipo de crime contra a democracia brasileira.”

O pastor Silas Malafaia também reagiu ao discurso do ministro. Em tom mais duro, chamou Moraes de “cínico e covarde” por reclamar das sanções. “Você, por duas vezes, bloqueou as contas da filha de 15 anos do Oswaldo Eustáquio”, disse, em referência ao jornalista perseguido. “Ameaçou a mãe de prisão se a garota descumprisse suas ordens.”

Moraes diz que seguirá no cargo “sem se curvar”

No discurso, Moraes afirmou que o Judiciário e o Ministério Público “não se curvarão” a pressões. Ele ainda declarou que a tentativa de criar uma crise econômica por meio de sanções internacionais “não ocorrerá”, pois ele vai “ignorar” as sanções e continuar trabalhando normalmente.

O ministro disse ainda que o processo contra Bolsonaro e seus aliados ocorreu sem nenhuma ilegalidade. “Eu aqui afirmo, sem medo de errar, que não há, não houve, no mundo, uma ação penal com tanta transparência e publicidade como essa ação penal.”

O post Glenn Greenwald diz que Moraes é ‘hipócrita’ e critica a esquerda que o defende apareceu primeiro em Revista Oeste.

Fonte: https://revistaoeste.com/politica/glenn-greenwald-diz-que-moraes-e-hipocrita-e-critica-a-esquerda-que-o-defende/

Deixe um comentário