Justiça dos EUA vê indícios de crime em Trump ter ignorado decisão judicial para interromper deportações

Justiça dos EUA vê indícios de crime em Trump ter ignorado decisão judicial para interromper deportações
Um juiz dos Estados Unidos afirmou nesta quarta-feira (16) achar provável que o governo de Donald Trump seja condenado por desacato ao ignorar uma decisão da Justiça para interromper deportações de imigrantes a presídios de El Salvador.
que encontrou causa provável para condenar o governo Trump por desacato criminal ao tribunal por violar suas ordens de retornar aviões que transportavam deportados para El Salvador.
O Juiz Distrital dos EUA, James E. Boasberg, afirmou que o governo deve tentar se “purgar” de uma decisão de desacato, ou então iniciará audiências e, potencialmente, encaminhará o caso para a promotoria.
“O Tribunal não chega a tal conclusão levianamente ou precipitadamente; na verdade, deu aos réus ampla oportunidade para retificar ou explicar suas ações. Nenhuma de suas respostas foi satisfatória”, escreveu o juiz.
A ação de Boasberg marca uma escalada na batalha entre os poderes judiciário e executivo do governo sobre os poderes de um presidente para executar as principais prioridades da Casa Branca. O presidente republicano pediu o impeachment de Boasberg, enquanto o Departamento de Justiça acusou o juiz de exceder sua autoridade.
Boasberg, que foi indicado para a magistratura federal pelo presidente democrata Barack Obama, ordenou ao governo no mês passado que não deportasse ninguém sob sua custódia, sob a Lei de Inimigos Estrangeiros. Trump invocou a lei de guerra de 1798 sobre o que alegou ser uma invasão da gangue venezuelana Tren de Aragua.
Quando Boasberg foi informado de que já havia aviões no ar com destino a El Salvador, que concordou em abrigar migrantes deportados em uma prisão notória, o juiz disse que a aeronave precisava ser devolvida aos Estados Unidos.
Mas horas depois, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou que os deportados haviam chegado ao seu país. Em uma publicação nas redes sociais, ele disse: “Ops… tarde demais”, acima de um artigo que fazia referência à ordem de Boasberg.
O governo Trump argumentou que não violou nenhuma ordem, observou que o juiz não incluiu a diretiva de retorno em sua ordem escrita e disse que os aviões já haviam deixado os EUA quando a ordem foi emitida.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/04/16/justica-dos-eua-ve-indicios-de-crime-em-trump-ter-ignorado-decisao-judicial-para-interromper-deportacoes.ghtml

Deixe um comentário