Lula age nos bastidores para emplacar Edinho no comando do PT

Lula age nos bastidores para emplacar Edinho no comando do PT

Integrantes do Palácio do Planalto têm atuado diretamente para garantir apoio à candidatura de Edinho Silva à presidência nacional do Partido dos Trabalhadores.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Em telefonemas a deputados e líderes da sigla, assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm reforçado que o ex-ministro conta com o aval pessoal do chefe do Executivo para comandar o partido.

O movimento ocorre a três meses da eleição interna da legenda, marcada para julho. O gesto do Planalto já surtiu efeito. Como resultado, um dos parlamentares que inicialmente apoiaria o deputado federal Rui Falcão (PT-SP) decidiu recuar depois de receber ligação de auxiliares do presidente.

Edinho, que já foi prefeito de Araraquara, em São Paulo, e ministro da Secretaria de Comunicação Social, disputa pela corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), majoritária dentro do PT. No entanto, apesar da força da tendência, ele enfrenta obstáculos para unificar a base petista.

Resistência interna desafia articulação de Lula

Além do deputado Rui Falcão, histórico dirigente da legenda, outros três nomes já se colocaram oficialmente na disputa: Romênio Pereira, Valter Pomar e Washington Quaquá. Nesse sentido, as candidaturas expõem fissuras internas e diferentes visões sobre os rumos do partido.

+ Leia também: “José Dirceu admite: mensaleiros nunca deixaram comando do PT”

Lideranças da CNB avaliam que a interferência direta de Lula visa evitar um racha em ano pré-eleitoral e garantir que a presidência do partido esteja alinhada com o Planalto. A disputa, contudo, mostra que parte da militância resiste à condução centralizada da legenda.

A vitória de Edinho depende da capacidade de costurar alianças internas e vencer a resistência de quadros históricos. Para Lula, ter um aliado fiel no comando do partido pode ser essencial na preparação para as eleições de 2026 — visando consolidar sua base política no Congresso.

+ “Líder do PT na Câmara cobra aliados do governo por apoio à urgência da votação da anistia”

O post Lula age nos bastidores para emplacar Edinho no comando do PT apareceu primeiro em Revista Oeste.

Fonte: https://revistaoeste.com/politica/lula-age-nos-bastidores-para-emplacar-edinho-no-comando-do-pt/

Deixe um comentário