Lula nega que visita a Cristina Kirchner seja intervenção na política argentina

Lula nega que visita a Cristina Kirchner seja intervenção na política argentina

Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que sua ida à residência de Cristina Kirchner, ex-presidente da Argentina, não representou interferência brasileira nos assuntos políticos daquele país.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Ele explicou que a visita teve caráter humanitário e só ocorreu porque a Justiça argentina autorizou o encontro, que seria um pedido da própria Cristina Kirchner. Lula ressaltou que não vê relação entre sua atitude e ações de outros líderes estrangeiros, como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.

“Eu fui visitar a presidenta Cristina com a autorização da Justiça argentina”, disse o petista, na conversa. “Só fui lá porque a Justiça argentina decidiu que eu fosse visitar, atendendo a um pedido da própria Cristina. Eu fui fazer uma visita humanitária. Nunca me preocupei que o Trump recebesse o Bolsonaro ou qualquer pessoa, é direito de cada presidente fazer o que quiser.”

Lula critica postura de Trump

A oposição considerou o gesto um aceno simbólico a figuras políticas condenadas | Foto: Ricardo Stuckert/ PR

O presidente brasileiro também questionou o comportamento de Trump ao criticar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, investigado por suspeita de envolvimento em uma suposta tentativa de golpe contra as eleições de 2022.

Lula comparou a situação ao episódio nos Estados Unidos em 2021, quando Trump contestou a vitória de Joe Biden. “O que não é direito é um presidente poder dar palpite na decisão de Justiça de um país”, disse.

“Aqui no Brasil nossa Justiça tem autonomia. O Poder Judiciário é um Poder autônomo, como é o Legislativo. Aqui a gente obedece regras. O que o Trump tem que saber é que se aqui no Brasil ele tivesse feito o que ele fez nos Estados Unidos com as eleições, ele também estaria sendo processado, estaria sendo julgado e se fosse condenado ele seria preso. É assim que funciona para todo mundo.”

Leia também: “O Brasil na mira”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 277 da Revista Oeste

Atualmente em prisão domiciliar por condenação ligada a corrupção, Cristina Kirchner é adversária política do presidente da Argentina, Javier Milei. Na semana anterior, Lula, que é aliado político de longa data de Cristina, visitou-a depois de participar da cúpula do Mercosul em Buenos Aires. O encontro durou menos de uma hora, ocasião em que Lula voltou a manifestar sua confiança na inocência da ex-presidente argentina.

O post Lula nega que visita a Cristina Kirchner seja intervenção na política argentina apareceu primeiro em Revista Oeste.

Fonte: https://revistaoeste.com/politica/lula-nega-que-visita-a-cristina-kirchner-seja-intervencao-na-politica-argentina/

Deixe um comentário