Lula retoma exigência de visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália

Lula retoma exigência de visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália

A partir de 10 de abril de 2025, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai voltar a exigir vistos de entrada para turistas dos Estados Unidos, do Canadá e da Austrália.

Essa decisão ocorre depois de o presidente Lula ter prorrogado por um ano a isenção deste tipo de documento para cidadãos desses países, em 9 de abril de 2024. Portanto, a medida está prestes a terminar.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O governo não planeja uma nova prorrogação dessa isenção, com a data para o retorno da exigência já firmada em 10 de abril. A decisão de restabelecer a necessidade de vistos baseia-se no princípio da reciprocidade, já que Estados Unidos, Canadá e Austrália exigem vistos de brasileiros.

Contraste com a política de Bolsonaro

Em 2019, Bolsonaro eliminou unilateralmente a exigência de vistos para esses países e para o Japão | Foto: Reprodução/Flickr

Essa política contrasta com a do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em 2019, ele eliminou unilateralmente a exigência de vistos para esses países e para o Japão, com o objetivo de aumentar o fluxo de turistas no Brasil.

O setor de turismo critica a medida de Lula, pois argumenta que a obrigatoriedade de vistos pode reduzir significativamente o número de visitantes desses países. Para mitigar impactos negativos, o governo desenvolveu um sistema que permite a retirada de vistos em menos de 24 horas, de modo a facilitar o processo para turistas que desejam vir ao Brasil.

Medidas e parcerias de Lula

Lula diz que guerra na Ucrânia é de 'responsabilidade de gente que não quer discutir a paz e que prefere discutir a guerra' | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A retomada da exigência de vistos por parte do governo Lula deveria ter ocorrido em outubro de 2023 | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A retomada da exigência de vistos por parte do governo Lula deveria ter ocorrido em outubro de 2023. No entanto, ela foi adiada em razão de pressões do setor turístico e dificuldades no atendimento aos visitantes.

Em resposta, o Ministério do Turismo trabalha em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores para garantir a aplicação eficaz do princípio de reciprocidade.

Leia também: “A terra dos livres não tolera tiranos”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 258 da Revista Oeste

Enquanto a exigência de vistos voltará a ocorrer para os Estados Unidos, Canadá e Austrália, o Japão continua a permitir a entrada de brasileiros sem visto para estadias de até 90 dias. O Japão isenta brasileiros de vistos, em um equilíbrio nas relações bilaterais de turismo.

O post Lula retoma exigência de visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália apareceu primeiro em Revista Oeste.

Fonte: https://revistaoeste.com/politica/lula-retoma-exigencia-de-visto-para-turistas-dos-eua-canada-e-australia/

Deixe um comentário