Jean-Marie fundou o partido Frente Nacional, hoje Reunião Nacional, e é pai de Marine Le Pen, nome mais forte da extrema direita na política francesa. A família confirmou sua morte à agência de notícias France Presse. Jean-Marie Le Pen em imagem do dia 7 de setembro de 2007, em Saint-Cloud, França
Thomas Coex/AFP/Arquivo
Jean-Marie Le Pen, um líder histórico da extrema direita na França, morreu aos 96 anos nesta terça-feira (7), afirmou a família à agência de notícias France Presse (AFP). Jean-Marie é pai de Marine Le Pen, principal nome da extrema direita na política francesa atualmente.
Ele estava internado em uma casa de repouso há várias semanas devido à sua saúde debilitada e morreu ao meio-dia (8h no horário de Brasília) “cercado por sua família”, afirmou a família em nota à AFP.
Polarizador e abertamente racista, Jean-Marie Le Pen era uma figura controversa na política francesa. Ele também era tinha ideais extremistas em outros temas, como gênero e imigração. Le Pen fundou em 1972 a Frente Nacional, atual Reunião Nacional (RN), um partido que inicialmente reunia neofascistas e depois foi se moderando. O RN, no entanto, permanece sendo o principal da extrema direita na França e ainda carrega alguns de seus ideais, como o caráter anti-imigração.
Após mais de 40 anos no comando do partido, ele foi expulso do Reunião Nacional em 2015 após declarações sobre o Holocausto. Jean-Marie era negacionista da tragédia humanitária ocorrida na 2ª Guerra Mundial, o que o levou a condenações e tensionou suas alianças políticas.
Sua morte ocorreu enquanto Marine Le Pen está em viagem ao território francês de Mayotte, que ainda sofre as consequências do ciclone Chido, que matou 39 pessoas e deixou um rastro de destruição.
O atual presidente do Reunião Nacional, Jordan Bardella, lamentou a morte de Jean-Marie e o chamou de “tribuno do povo”.
“Engajado sob o uniforme do exército francês na Indochina e na Argélia, tribuno do povo na Assembleia Nacional e no Parlamento Europeu, ele sempre serviu à França, defendeu sua identidade e sua soberania”, escreveu Bardella em publicação no X.
Quem foi Jean-Marie Le Pen
Nascido em 20 de junho de 1928 em La Trinité-sur-Mer, oeste da França, e formado em direito, Jean-Marie serviu como legionário nas guerras da Indochina (1953) e Argélia (1957).
O político foi candidato à Presidência da França cinco vezes. Em 2002, chegou ao segundo turno, sendo derrotado por esmagadora maioria por Jacques Chirac.
Ele foi eleito em 1956 à Assembleia Nacional, foi derrotado nas legislativas de 1962. Em 1984, ele foi eleito eurodeputado, e nas legislativas de 1986, foi novamente eleito à Assembleia Nacional francesa.
Esta reportagem está em atualização.
Marine Le Pen é saudada pelo pai, Jean-Marie Le Pen, no final de uma campanha em 30 de março de 2012, em Nice, sudeste da França
Boris Horvat/AFP/Arquivo
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/01/07/morre-jean-marie-le-pen-lider-historico-da-extrema-direita-na-franca.ghtml