Mourão diz que Bolsonaro venceria se ele o mantivesse como vice na última eleição

Mourão diz que Bolsonaro venceria se ele o mantivesse como vice na última eleição

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) afirmou que Jair Bolsonaro (PL) seria reeleito se o mantivesse como candidato a vice na última disputa presidencial. Conforme Mourão, a decisão de Bolsonaro de substituí-lo pelo general da reserva Walter Braga Netto contribuiu para a derrota nas urnas. A escolha, do mesmo modo, refletiu nos desdobramentos judiciais que atingem o liberal e os seus aliados.

“Quando o Bolsonaro escolheu, não quis mais que eu fosse o vice dele. Ele deixou de me chamar para reunião ministerial. Eu não participei de mais nada. Eu acho que, se eu tivesse sido o candidato a vice dele, nós teríamos ganho”, declarou o senador, em entrevista à imprensa.

Mourão: críticas e tentativa de distanciamento

Quando lhe perguntaram se o afastamento dele da chapa acabou sendo uma bênção, Mourão riu e respondeu: “Nada, não tinha acontecido nada, estava todo mundo feliz da vida, pô.” A imprensa quis saber desse modo por que acredita que a sua presença na chapa seria motivo de alteração no resultado da eleição. Mourão não respondeu.

A fala do ex-vice de Bolsonaro expõe uma suspeita de ressentimento em relação a Braga Netto, seu amigo de muito tempo e que está preso preventivamente há mais de sete meses em uma unidade militar no Rio de Janeiro. Ambos são réus no inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado e organização criminosa para impedir a posse do presidente Lula da Silva.

Mourão é um dos poucos generais da cúpula do governo Bolsonaro que ainda não enfrentam acusações formais no Supremo Tribunal Federal (STF). No processo, ele foi arrolado como testemunha por quatro réus: os generais Augusto Heleno, Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira e o próprio Bolsonaro. Todos receberam denúncia da Procuradoria-Geral da República como integrantes do núcleo central da suposta tentativa de golpe.

A postura de Mourão, que evita críticas diretas a Bolsonaro, mas se distancia dos atos políticos mais incisivos do governo anterior, sugere uma estratégia de sobrevivência política e institucional em um momento de perseguição do judiciário ao entorno do ex-presidente.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

O post Mourão diz que Bolsonaro venceria se ele o mantivesse como vice na última eleição apareceu primeiro em Revista Oeste.

Fonte: https://revistaoeste.com/politica/mourao-diz-que-jair-bolsonaro-venceria-se-ele-fosse-o-seu-vice-na-ultima-eleicao/

Deixe um comentário