A noite desta terça-feira, 5, foi de protesto no Rio de Janeiro. Um grupo se reuniu na Cinelândia, mais precisamente em frente à Câmara Municipal carioca, para cobrar o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A manifestação ocorre a partir da convocação feita por políticos da direita. Um deles foi o vereador Rafael Satiê (PL), que marcou presença no ato.
“O Rio de Janeiro vai reagir”, afirmou o parlamentar, em stories divulgado em seu perfil no Instagram. “Bora para cima.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Para o protesto, manifestantes levaram faixas contra o integrante do STF. Bandeiras do Brasil, de Israel e dos Estados Unidos foram erguidas, assim como faixas pedindo a queda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Moraes determinou prisão preventiva de Bolsonaro
A manifestação contra Moraes ocorre um dia depois de o magistrado determinar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o ministro do STF, o político teria descumprido medidas cautelares.
Além da repercussão internacional, a prisão domiciliar de Bolsonaro passou a movimentar o cenário político brasileiro. Nesta terça-feira, deputados federais e senadores da oposição ocuparam as mesas diretoras da Câmara e do Senado, respectivamente. Os parlamentares pedem o avanço das propostas pelo impeachment de Moraes e pela anistia aos envolvidos nas manifestações de 8 de janeiro de 2023.
O movimento por parte da oposição foi alvo de críticas tanto pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), quanto pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Nenhum dos dois se comprometeu a avançar com as demandas opositoras.
Leia também: “O tirano do Brasil”, reportagem de Cristyan Costa e Silvio Navarro publicada na Edição 280 da Revista Oeste
E mais: “Um juiz em campo minado”, por Ana Paula Henkel
O post No Rio, manifestantes pedem ‘fora, Moraes’ apareceu primeiro em Revista Oeste.