Senadores da oposição iniciaram um movimento de obstrução dos trabalhos no Congresso Nacional em resposta à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, decretada na segunda-feira 4 pelo ministro Alexandre de Moraes. A ação inclui a ocupação das mesas no plenário do Senado e deve ser replicada por deputados na Câmara.
Os parlamentares intensificaram a pressão sobre o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Desde a decisão contra Bolsonaro, oposicionistas tentam, sem sucesso, estabelecer contato direto com o senador.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A cobrança inclui também uma reação institucional às medidas cautelares impostas ao senador Marcos do Val (Podemos-ES), igualmente assinadas por Moraes. A oposição exige que a Casa avance com as solicitações de impeachment contra o ministro, relator de ambos os casos.
No entanto, Alcolumbre evita qualquer sinal público de que colocará os pedidos em análise. Segundo interlocutores, ele afirma que não pretende ceder à pressão.
Além disso, o senador passou a ser alvo de críticas nos bastidores depois de o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) citar seu nome como possível alvo de sanções do governo Donald Trump, nos Estados Unidos.
Ocupação da Mesa da Câmara. Não vamos recuar! pic.twitter.com/g3db9S67MM
— MarioFrias (@mfriasoficial) August 5, 2025
Em coletiva da oposição, Flávio Bolsonaro defende impeachment de Moraes
Em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 5, o senador Flávio Bolsonaro argumentou que Moraes transformou um problema pessoal em crise institucional ao impor medidas que, segundo ele, extrapolam os limites legais.
Durante a entrevista, ele defendeu a anistia aos condenados pelos atos do 8 de janeiro e afirmou que o tema precisa entrar em votação no Congresso. Além disso, acusou o STF de mudar sua jurisprudência para impedir que Bolsonaro responda na primeira instância, como ocorreu com outros ex-presidentes.
+ Leia também: “Oposição defende anistia, impeachment de Moraes e fim do foro privilegiado”
Para o senador, a destituição de Moraes é o primeiro passo para restaurar o equilíbrio entre os Poderes. “Queremos propor para que o Brasil volte a olhar para a frente e quebre os seus retrovisores”.
O post Oposição ocupa Mesa do Senado e da Câmara dos Deputados apareceu primeiro em Revista Oeste.