O presidente da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago, afirmou que diversos países pressionam o Brasil a transferir a conferência climática da ONU de Belém para outra cidade. A razão vincula-se principalmente à alta exponencial nos preços da rede hoteleira durante o evento, em novembro deste ano.
Em um documento oficial à coordenação da COP30, um grupo de 25 negociadores afirmou que se não houver solução para os preços de hospedagem exorbitantes no Pará, o evento deveria, ao menos em parte, acontecer em outro local.
Corrêa do Lago revelou a pressão internacional durante um encontro na Associação de Correspondentes Estrangeiros (AIE), em parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). Segundo ele, alguns hotéis estariam cobrando até 15 vezes mais do que o valor habitual das diárias. A situação gerou desse modo uma forte reação entre as delegações estrangeiras. Da mesma forma, aumentou o risco de mais um grave desgaste diplomático para o governo brasileiro.
Africanos são os que mais criticam a COP30
A crise ganhou nova dimensão depois da entrevista do negociador africano Richard Muyungi à agência Reuters. A fonte revelou que delegações chegaram a formalizar pedidos para que o evento fosse transferido para outra cidade brasileira. A escalada das reclamações motivou uma reunião de emergência do “COP bureau”, que é um comitê organizador da conferência ligado à ONU.
Leia também: “A COP30 e sua vila da insensatez”
Segundo Muyungi, o Brasil se comprometeu a apresentar um relatório sobre medidas para conter os preços até o dia 11 de agosto. O diplomata lidera o Grupo Africano de Negociadores, que convocou a reunião extraordinária. Corrêa do Lago afirmou que a Casa Civil coordena um grupo de trabalho para buscar soluções, mas ressaltou que a legislação brasileira não permite impor limites aos preços dos hotéis.
A COP30 será a primeira conferência climática da ONU na Amazônia. O evento deve reunir representantes de mais de 190 países, incluindo chefes de Estado, ministros e membros da sociedade civil. Desde o início do ano, preocupações com infraestrutura, capacidade hoteleira e custos acima da média de mercado evidenciam a falta de planejamento do governo federal, que não vem poupando dinheiro para acomodar centenas de burocratas de entidades como a ONU.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste
O post Países pedem mudança de sede da COP30 apareceu primeiro em Revista Oeste.