O Papa Leão XIV celebra uma missa com jovens participantes do Jubileu dos Jovens no campo Tor Vergata, em Roma, no domingo, 3 de agosto de 2025.
AP/Andrew Medichini
O Papa Leão XIV pediu neste domingo a mais de um milhão de jovens católicos que “espalhem seu entusiasmo e o testemunho de sua fé” quando retornarem para casa em cerca de 150 países, durante uma missa de encerramento de um encontro de uma semana com a próxima geração de fiéis.
“Aspirem a grandes coisas, à santidade, onde quer que estejam”, exortou Leão aos jovens fiéis. “Não se contentem com menos. Então verão a luz do Evangelho crescer a cada dia, em vocês e ao redor de vocês.”
Os jovens acamparam em campos extensos ao sudeste de Roma durante a noite, depois de participarem de uma vigília pelo Jubileu da Juventude no sábado, também presidida por Leo, que foi transportado de helicóptero de ida e volta para a Cidade do Vaticano.
O Vaticano disse que mais de 1 milhão de jovens estavam presentes, juntamente com 7.000 padres e 450 bispos.
A celebração especial do Jubileu faz parte do Ano Santo que deve atrair 32 milhões de pessoas ao Vaticano para a peregrinação secular à sede do catolicismo.
A semana foi uma reunião alegre, marcada por grupos de jovens cantando hinos enquanto caminham pelas ruas de paralelepípedos, rezando terços em praças e ficando horas em pé no Circo Máximo para confessar seus pecados aos padres que oferecem o sacramento em uma dúzia de idiomas.
Leo também compartilhou notícias trágicas no sábado. Dois jovens que fizeram a peregrinação a Roma morreram, um deles supostamente de parada cardíaca, enquanto um terceiro foi hospitalizado.
A chuva durante a noite despertou os fiéis, mas não diminuiu seu ânimo.
“Pelo menos estávamos um pouco cobertos, mas ainda assim nos molhamos um pouco. Perdemos um pouco a voz. Estava frio, mas acordamos com um sol e uma vista lindos”, disse Soemil Rios, 20 anos, de Porto Rico. “Apesar das dificuldades, foi muito bom e muito especial ter participado deste momento histórico.”
A irmã Giulia De Luca, de Roma, reconheceu que “acordar foi um pouco difícil”, mas que estava ansiosa para ver o papa novamente.
“Será muito bom concluir uma semana muito intensa juntos. Definitivamente muito divertido, mas também muito desafiador em muitos aspectos”, disse ela.
Papa Leão XIV faz um apelo por paz e diálogo
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/08/03/papa-leao-xiv-encoraja-mais-de-1-milhao-de-jovens-catolicos-a-espalhar-fe-e-entusiasmo.ghtml