Plenário inicia 1ª discussão de projeto que destina área para produção de moradia social

Plenário inicia 1ª discussão de projeto que destina área para produção de moradia social
Lucas Bassi | REDE CÃMARA SP

Os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo iniciaram a primeira rodada de discussão do PL (Projeto de Lei) 622/2018 na Sessão Plenária desta quarta-feira (27/11). Apresentada na Casa pelo governo da capital, a proposta autoriza a Prefeitura a doar uma área municipal localizada no Distrito do Campo Limpo, na zona sul, à Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação).

De acordo com a matéria, a doação do terreno é exclusivamente para a produção de moradia popular. Segundo ainda o Executivo, a previsão é construir 117 unidades habitacionais no local utilizando recursos do Fundo de Desenvolvimento Social. A área em questão fica na rua Professor Oscar Campiglia, em Campo Limpo.

O terreno tem 4.856 metros quadrados. À época em que o projeto foi protocolado na Câmara Municipal de São Paulo, em novembro de 2018, pelo então prefeito Bruno Covas (1980 – 2021), o espaço estava avaliado em R$ 3,6 milhões. Para o líder do governo na Casa, vereador Fabio Riva (MDB), o projeto visa garantir moradia popular à população por meio do programa habitacional da capital paulista Pode Entrar.

Segundo ainda o parlamentar, até a votação final do projeto novas áreas municipais serão acrescentadas no texto para ampliar a oferta de unidades. “É a doação de algumas áreas de secretarias à Cohab para a implementação do Programa Pode Entrar. Provavelmente vão ter outras áreas. Então, até a segunda votação esse projeto pode ser aprimorado para garantir mais habitação de interesse social para o cidadão paulistano e para aqueles que mais precisam”.

O líder da bancada do PT na Câmara, vereador Senival Moura (PT), se posicionou a favor do projeto. Para ele, a proposta é válida, já que irá beneficiar a população que carece de habitação na cidade. “Quando se tem a oportunidade de ter essas matérias para votar nessa cidade, é muito importante”.

Mesa Diretora e TCM-SP

O Plenário também aprovou nesta quarta-feira o PL 802/2024, da Mesa Diretora (01/01/2024 a 31/12/2024), e o PL 803/2024, do TCM-SP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo). As propostas passaram em segundo e definitivo turno de votação. As iniciativas preveem medidas administrativas e organizacionais às instituições. Os projetos foram aprovados de forma simbólica, ou seja, sem votação nominal no painel eletrônico do Plenário 1° de Maio. Ambas as matérias receberam textos substitutivos. Os PLs seguem para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para esta quinta-feira (28/11), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

Assista à Sessão Plenária de hoje.

 

The post Plenário inicia 1ª discussão de projeto que destina área para produção de moradia social appeared first on Portal da Câmara Municipal de São Paulo.

Fonte: https://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/plenario-inicia-1a-discussao-de-projeto-que-destina-area-para-producao-de-moradia-social/

Deixe um comentário