Presidente da EBC pede demissão no governo de Lula

Presidente da EBC pede demissão no governo de Lula

O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jean Lima, entregou nesta segunda-feira, 4, seu pedido de demissão ao ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Apresentei hoje ao ministro o meu pedido de demissão”, declarou à Folha de S.Paulo. “Estou à disposição do ministro para a transição com o sucessor que ele definir. E confiante no sucesso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Que siga mudando a vida do povo brasileiro para melhor.”

Funcionários da EBC foram comunicados sobre a decisão no início da manhã, segundo relatos. O nome do futuro presidente ainda não foi anunciado. Lima não indicou qualquer possível substituto.

Ligada à Secom, a EBC controla veículos como a TV Brasil e desempenha papel estratégico dentro da comunicação institucional do governo federal. O canal, segundo o jornal, é visto no entorno do presidente Lula como um dos instrumentos para reverter a perda de apoio popular registrada em pesquisas recentes.

Chegada do presidente da EBC

Jean Lima havia assumido a presidência da estatal em dezembro de 2023, depois da saída de Hélio Doyle. Este último foi exonerado em outubro do mesmo ano, depois da repercussão negativa de postagens em redes sociais com críticas a defensores de Israel. Na época, Paulo Pimenta era o ministro da Secom, e Lima ocupava o cargo de diretor-geral da EBC.

Leia mais: “Governadores de direita prometem união em 2026: ‘Acreditem em nós'”

Criada em 2007 durante o segundo mandato do presidente Lula, a EBC passou por diversas turbulências ao longo dos anos. No governo de Jair Bolsonaro (PL), chegou a ser incluída no plano de privatizações.

Em abril de 2023, já no novo governo petista, Lula revogou essa decisão por meio de decreto e retirou a empresa da lista de estatais passíveis de desestatização.

A gestão atual da Secom, sob Sidônio Palmeira, teve início em janeiro deste ano. Em junho, o ministro visitou o estúdio da EBC em Brasília e participou de reuniões com a diretoria da empresa.

O post Presidente da EBC pede demissão no governo de Lula apareceu primeiro em Revista Oeste.

Fonte: https://revistaoeste.com/politica/presidente-da-ebc-pede-demissao-no-governo-de-lula/

Deixe um comentário