Prefeitura de Santos, SP, já retirou 960 toneladas de areia de canal atingido por ressaca
Francisco Arrais/Prefeitura de Santos e Reprodução
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, já retirou aproximadamente 960 toneladas de areia do Canal 3 após a ressaca que atingiu a região. De acordo com o município, o desassoreamento segue até o dia 15 de agosto, com serviços das 7h às 16h.
A força do mar, entre a noite do dia 29 de julho e a manhã do dia 30, arrastou uma grande quantidade de sedimentos para o canal, formando um banco de areia que chegou até a mureta do pontilhão, estrutura que serve como guarda-corpo entre a via e o curso d’água.
Segundo a administração municipal, os trabalhos de desassoreamento começaram logo após o término da ressaca, há quase uma semana. Além de melhorar o escoamento das águas pluviais e evitar alagamentos, os trabalhos incluem a recomposição das calçadas no trecho.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Prefeitura de Santos, SP, retira 960 toneladas de areia que cobriu canal durante ressaca
Francisco Arrais/Prefeitura de Santos
Para onde vai a areia?
Em nota, a prefeitura informou que a areia retirada dos canais 1, 2 e 3, locais onde houve maior acúmulo, é transportada para os canais 4, 5 e 6, que apresentam menor volume de sedimentos. Esse processo de redistribuição pode durar até dois meses, dependendo das condições climáticas, com oito viagens diárias para o transporte, quatro pela manhã e quatro à tarde.
Os serviços estão sendo fiscalizados pela Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) e executados por equipes do Progresso e Desenvolvimento de Santos (Prodesan), que utilizam equipamentos como escavadeiras, pás carregadeiras, retroescavadeiras e caminhões basculantes para retirar os sedimentos.
Ressaca causa destruição de ‘calçadão’ e interdita trechos na orla de Santos
Ressaca
No dia 29 de julho, trechos da orla de Santos ficaram alagados e precisaram ser interditados após o registro de ondas de quase 4 metros por volta das 18h. No dia 30, ondas de mais de 3 metros também foram registradas por volta das 7h30.
O fenômeno, segundo a administração municipal, causou queda de muretas, abertura de buracos nas calçadas e tombamento de lixeiras, brinquedos de praças e bancos públicos. Os maiores danos foram registrados entre os bairros Boqueirão e Ponta da Praia.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Fonte: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2025/08/05/ressaca-em-santos-960-toneladas-de-areia-sao-retiradas-do-canal-3.ghtml