Servidor da PRF não confirma retenção de eleitores durante operações em 2022

Servidor da PRF não confirma retenção de eleitores durante operações em 2022

Ex-diretor de Inteligência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Adiel Alcântara disse, nesta segunda-feira, 14, que não pode confirmar que houve retenção de eleitores, durante as operações da PRF em rodovias do Nordeste, durante a disputa de 2022.

A Justiça usou os atos da PRF conduzidos por seu então diretor, Silvinei Vasques, para embasar a suposta tentativa de golpe de Estado. Isso porque Vasques teria instrumentalizado a PRF a fim de favorecer Bolsonaro, em vez de Lula.

“Houve abordagem a um ou outro ônibus, mas, logo em seguida, foram liberados”, disse Alcântara, em oitiva no Supremo Tribunal Federal (STF), que faz parte da retomada de sessões da ação penal que apura o que seria um plano de ruptura institucional. “Retenção de eleitor não foi confirmada.” O STF ouve testemunhas dos núcloes 2, 3 e 4.

Conforme Alcântara, ele teve a impressão de que havia direcionamento das operações a ônibus e vans que partiam de cidades de alguns Estados rumo ao Nordeste. “Foram orientações gerais, mas para Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a fiscalização foi mais intensificada”, declarou. “O serviço de inteligência, do qual eu fazia parte, ficou responsável por monitorar manifestações e crimes eleitorais. Cada Estado tinha um agente focal, que precisava acompanhar as ocorrências 24 horas, sete dias por semana. A PRF também era responsável por receber informações.”

Declaração de Moraes favorece Silvinei Vasques

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, pouco antes de iniciar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro – 30/06/2023 | Foto: Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral em 2022, o ministro Alexandre de Moraes declarou que as operações da PRF não impediram eleitores de votar.

+ Leia mais em Política

“As operações, inúmeras, foram, segundo o diretor-geral da PRF, que veio ao TSE explicar a questão, realizadas com base no código de trânsito brasileiro, ou seja, um ônibus com pneu careca, por exemplo, era abordado”, disse Moraes, em uma coletiva pós-eleição. “Isso retardou a chegada dos eleitores aos seus pontos eleitorais, mas em nenhum caso impediu os eleitores de chegarem aos destinos.”

Leia também: “Um policial esquecido na cadeia”, reportagem publicada na Edição 220 da Revista Oeste

O post Servidor da PRF não confirma retenção de eleitores durante operações em 2022 apareceu primeiro em Revista Oeste.

Fonte: https://revistaoeste.com/politica/silvinei-vasques-retencao-de-eleitor-nao-foi-confirmada-diz-servidor-da-prf-sobre-operacoes-em-2022/

Deixe um comentário