Moradores de São Paulo e de outras regiões do Brasil têm a oportunidade de conhecer mais de perto a cultura chinesa. Do dia 2 a 6 de maio deste ano, o Teatro Bradesco, em Perdizes, Zona Oeste da capital paulista, recebe o espetáculo internacional “Shen Yun”.
Trata-se de uma apresentação artística com dança clássica chinesa, combinada com música orquestral e diversos outros elementos culturais. O show é organizado e apresentado pela Shen Yun Performing Arts – companhia de dança reconhecida internacionalmente. Abaixo, você fica por dentro de detalhes do Shen Yun. Continue lendo!
Apresentação do Shen Yun 2025
O show tem aproximadamente 20 peças de dança, com 480 artistas, divididos em oito conjuntos. O tempo de duração é de cerca de duas horas. O público que for ao Teatro Bradesco fará uma viagem no tempo. Isso porque a companhia aborda os 5 mil anos de existência da China.
O espetáculo começa falando sobre mitologia antiga até chegar à história contemporânea. Durante toda essa trajetória narrativa, são mostrados os trajes usados por cada uma das dinastias, regiões e grupos étnicos da Terra Divina.
Outro destaque relevante é que a orquestra do Shen Yun é a primeira do mundo a usar instrumentos tradicionais chineses com acessórios ocidentais.
China em alta no Brasil
A nova vinda do Shen Yun ao Brasil acontece no momento em que os brasileiros têm cada vez mais recebido conteúdos da cultura asiática. Isto é possível por conta do intercâmbio cultural, resultado do grande processo de globalização que o planeta vive há décadas.
Para ter uma noção de como algumas tradições chinesas já fazem parte do dia a dia do brasileiro, em fevereiro deste ano, foi comemorado o Ano Novo Chinês. Em São Paulo, na Liberdade, bairro da região central, houve uma grande cerimônia nos dias 1 e 2 para celebrar a data. A comemoração contou com desfiles típicos, segundo a revista Exame.
A China tem usado o entretenimento para expandir a sua cultura. Agora, em 2025, a série “Meu Altai” estreou no Brasil e o canal de streaming Hi+ passou a operar aqui, trazendo obras até então desconhecidas.
No mundo dos games, o Fortune Rabbit também é um exemplo desta representação cultural. O layout do jogo tem, em sua maioria, as cores vermelho, azul e dourado, além de usar o coelho – animal que simboliza a paciência e a sorte – como avatar principal. Suas inspirações são os contos folclóricos da Terra do Meio.
Laços estreitados entre brasileiros e chineses
A imigração chinesa para o Brasil tem cerca de 200 anos. Durante os séculos, muitos aspectos culturais foram sendo absorvidos pelos brasileiros, como abordado ao longo desta publicação.
Apesar de não haver dados oficiais divulgados até o momento em que este texto foi produzido, estima-se que, em 2023, cerca de 300 mil chineses e descendentes residiam no Brasil. Boa parte deste grupo está localizado nos municípios de São Paulo.
Brasil e China têm culturas diferentes, mas que, com o passar dos anos, se misturam. Segundo o AgroPages, a China é o principal destino dos produtos do agronegócio brasileiro. Além disso, novas parcerias foram firmadas no final do ano passado. Sendo assim, será cada vez mais comum e fácil encontrar conteúdos referentes ao mundo chinês nas cidades brasileiras.
O post Show que conta a história da China chega a São Paulo apareceu primeiro em O Taboanense.
Fonte: https://www.otaboanense.com.br/show-que-conta-a-historia-da-china-chega-a-sao-paulo/