Sindicato ligado a irmão de Lula é alvo da Polícia Federal

Sindicato ligado a irmão de Lula é alvo da Polícia Federal

O Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi/FS) foi alvo, nesta quarta-feira, 23, de uma operação da Polícia Federal (PF) denominada “Sem Desconto”. A entidade tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Lula da Silva.

A investigação apura fraudes envolvendo principalmente descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas. O Sindnapi está entre os sindicatos suspensos pela Controladoria-Geral da União (CGU) de forma administrativa e deverá assim responder criminalmente pelas acusações.

Sindicato: contribuições e falsificações

Em 2024, o sindicato recebeu aproximadamente R$ 77,1 milhões em contribuições de associados. A PF investiga a cobrança de taxas sindicais sem autorização dos beneficiários, com uso de documentos falsificados e outras irregularidades.

Segundo a corporação, ao menos 11 sindicatos estão envolvidos no esquema, que pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões de forma ilegal. A operação teve como foco apreensões de celulares e computadores na sede da entidade, visando sobretudo aprofundar a apuração.

Investigações devem ter novas fases

Esta é a primeira fase da operação. Outras etapas devem ocorrer nas próximas semanas. A expectativa é que, desse modo, com base no material apreendido, a PF identifique os responsáveis diretos pelas fraudes e a extensão do envolvimento de cada sindicato.

O Sindnapi divulgou nota em que afirma apoiar as investigações e nega envolvimento institucional em práticas ilícitas. “Faz parte do DNA do sindicato a defesa dos beneficiários do INSS e a luta contra golpes dos mais diversos que afetam os ganhos dessa população”.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

O post Sindicato ligado a irmão de Lula é alvo da Polícia Federal apareceu primeiro em Revista Oeste.

Fonte: https://revistaoeste.com/politica/sindicato-ligado-a-irmao-de-lula-e-alvo-da-policia-federal/

Deixe um comentário