O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou que a Corte tomou para si a responsabilidade de conter os avanços de medidas que classificou como autoritárias e extremistas. O jornal O Estado de S. Paulo divulgou as informações neste domingo, 13.
Durante vídeo exibido na Brazil Conference, evento promovido pelas universidades de Harvard e do MIT, Barroso ressaltou que o STF agiu com firmeza em áreas como pandemia, meio ambiente e proteção a povos indígenas.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Segundo ele, a Corte atuou para desfazer medidas que ameaçavam o equilíbrio institucional. O magistrado não compareceu presencialmente ao evento, pois cumpre compromissos no Japão.
“Aqui no Brasil para enfrentar o populismo autoritário e o extremismo, o Supremo Tribunal Federal chamou para si essa missão, ao lado de outras instituições, e atuou intensamente mediante diferentes formas de atuação”, disse Barroso.
No entanto, sua fala gravada apresenta indícios de crítica ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O político se tornou réu recentemente por suspeita de liderar uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.
Barroso ressalta embate do STF contra o “terrorismo institucional”
Além disso, Barroso destaca que o Supremo enfrentou o que chamou de “terrorismo institucional” por meio de inquéritos, inclusive os abertos de ofício. Como resultado, esses procedimentos motivaram críticas da Procuradoria-Geral da República e de setores jurídicos, que viam excessos nos atos do Judiciário.
O presidente da Corte também argumenta que parte do conservadorismo brasileiro e algumas lideranças religiosas teriam sido cooptadas por agendas extremistas. Para ele, esse movimento trouxe prejuízos à democracia e à integridade das instituições.
+ Leia também: “Barroso recebe Tebet no STF para tratar do novo arcabouço fiscal”
Em outro trecho da declaração, o magistrado afirma que a desinformação tem sido uma das principais ferramentas usadas para corroer a confiança no sistema democrático. Inspirado em uma frase associada ao ex-presidente americano Donald Trump, o ministro defendeu que o país precisa “fazer com que mentir volte a ser errado de novo”.
O post STF assumiu protagonismo contra ‘extremismo’, diz Barroso apareceu primeiro em Revista Oeste.