STF corrige edição e divulga íntegra do depoimento de G. Dias

STF corrige edição e divulga íntegra do depoimento de G. Dias

O Supremo Tribunal Federal (STF) corrigiu a edição feita no depoimento do general G. Dias. Agora, o vídeo disponibilizado pela Corte apresenta a íntegra da oitiva que ocorreu em 16 de julho, no âmbito do processo sobre a suposta tentativa de golpe de Estado.

A correção do vídeo do depoimento de G. Dias ocorreu na noite desta quarta-feira, 23. A alteração se deu horas depois de o advogado Jeffrey Chiquini, responsável pela defesa do ex-assessor da Presidência Filipe Martins, denunciar que um trecho do material havia sumido dos registros do STF.

Segundo Chiquini, o trecho excluído tinha relação com os atos do 8 de janeiro de 2023. O advogado afirmou que a parte retirada mostrava o momento em que o general respondia que havia tropa de prontidão no Palácio do Planalto.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Apesar da correção, o advogado criticou o ocorrido. “O STF corrigiu a adulteração”, afirmou, em postagem na rede social X. “Qual a credibilidade desse processo?”

General do Exército e aliado há décadas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, G. Dias assumiu o cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional com a volta do petista ao poder. No entanto, acabou demitido em 19 de abril de 2023, dia em que foram divulgadas imagens que mostraram que ele estava no Palácio do Planalto em 8 de janeiro, com direito a entregar garrafas de água aos manifestantes.

Ao STF, Filipe Martins se define como preso político

Réu defendido por Chiquini, Filipe Martins prestou depoimento nesta quinta-feira, 24. Ele se definiu como preso político que “tentam esconder”. Além disso, voltou a negar que viajou de Brasília para Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos, no fim de 2022.

A suposta viagem fez com que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinasse a prisão de Martins em fevereiro de 2024 — mas, detalhe, ele foi detido em Ponta Grossa (PR). O ex-assessor de Assuntos Internacionais da Presidência da República ficou atrás das grades por oito meses. Até hoje, no entanto, cumpre medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica e proibição de conceder entrevistas e usar redes sociais.

O post STF corrige edição e divulga íntegra do depoimento de G. Dias apareceu primeiro em Revista Oeste.

Fonte: https://revistaoeste.com/politica/stf-corrige-edicao-e-divulga-integra-do-depoimento-de-g-dias/

Deixe um comentário