STF mantém decretos de Lula que restringem acesso a armas de uso restrito no Brasil

STF mantém decretos de Lula que restringem acesso a armas de uso restrito no Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira, 24, manter em vigor os decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que restringem o acesso de caçadores, colecionadores, atiradores e cidadãos comuns a armas e munições de uso restrito no país.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A determinação de Lula anulou regras anteriores, implementadas durante o governo de Jair Bolsonaro, que favoreceram um salto no número de registros dos chamados CACs. Segundo dados oficiais, a categoria foi de 117,5 mil, em 2018, para 783,4 mil, em 2022, último ano de gestão do liberal.

Pontos das restrições e entendimento do STF

Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília | Foto: Divulgação/STF

Os decretos 11.366/2023 e 11.615/2023 introduzem limites à quantidade de armas por CAC e restringem a comercialização de modelos, como pistolas 9mm. Além disso, vetam novos registros em clubes e escolas de tiro e estabelecem horários máximos de funcionamento para esses estabelecimentos.

O ministro Gilmar Mendes, relator do caso, declarou que os decretos “não impuseram restrição desarrazoada a direitos dos cidadãos brasileiros”. “Eles apenas reorganizaram a política pública de registro, posse e comercialização de armas”, afirmou o juiz.

Leia mais: “As folhas da Constituição não dão conta de Barroso”, artigo de Tiago Pavinatto publicado na Edição 273 da Revista Oeste

Em seu voto, ele também destacou que as normas são “plenamente idôneas e apropriadas, tendo em vista a consecução do pretendido objetivo de estabelecer nova regulamentação do Estatuto do Desarmamento que melhor permita o controle da circulação de armas de fogo no Brasil”.

Leia também: “Lula 3: já acabou, mas precisa terminar”, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 273 da Revista Oeste

O post STF mantém decretos de Lula que restringem acesso a armas de uso restrito no Brasil apareceu primeiro em Revista Oeste.

Fonte: https://revistaoeste.com/politica/stf-mantem-decretos-de-lula-que-restringem-acesso-a-armas-de-uso-restrito-no-brasil/

Deixe um comentário