No calendário de 2025, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu prolongar recesso do feriado da Páscoa, o que resultou na suspensão de todas as sessões plenárias durante a semana. Tradicionalmente, as comemorações cristãs ocorrem entre a Sexta-feira Santa, dia 18 de abril, e o Domingo de Páscoa, em 20 de abril. Além disso, a segunda-feira, 21, é feriado nacional em razão do Dia de Tiradentes.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Na tradição católica, este período é precedido pelo Domingo de Ramos, que marca o término da Quaresma, e inclui a Quinta-feira Santa, conhecida pela cerimônia do lava-pés. Apesar disso, apenas a Sexta-feira Santa é feriado nacional.
O STF, porém, decidiu estender o recesso a partir da próxima quarta-feira, 16, de modo a interromper as sessões plenárias que ocorrem tradicionalmente nas tardes de quarta e quinta-feira.
Alterações no calendário do STF
As Turmas da Corte também não terão reuniões durante a semana. As sessões dos dois grupos, que usualmente ocorrem nas tardes de terça-feira, estão canceladas. A volta das atividades regulares no tribunal ocorre somente em 22 de abril, uma terça-feira. Nesta data, a 1ª Turma vai realizar o julgamento do recebimento da denúncia contra o segundo núcleo da suposta trama de golpe de Estado de 2022.
A composição desse núcleo é de integrantes do governo Jair Bolsonaro, que ocupavam cargos estratégicos. Conforme a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), eles teriam articulado medidas para viabilizar um golpe de Estado no Brasil.
Leia também: “Bíblia & batom”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 264 da Revista Oeste
No início de março, os ministros do STF também não realizaram sessões na semana do Carnaval. A secretaria da Corte permaneceu fechada na segunda e terça-feira. A retomada do expediente ocorreu na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 14h.
Leia mais: “A pedra no sapato de Alexandre de Moraes”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 264 da Revista Oeste
O post STF prolonga recesso de Páscoa e suspende sessões durante toda semana apareceu primeiro em Revista Oeste.