Tarifaço: Fazenda entrega plano de contingência a Lula ainda hoje, diz Haddad

Tarifaço: Fazenda entrega plano de contingência a Lula ainda hoje, diz Haddad

Empresários brasileiros atingidos pela nova tarifa dos Estados Unidos aguardam um plano emergencial, que deve chegar ao Palácio do Planalto ainda nesta quarta-feira, 6. O pacote, preparado pela equipe econômica do governo Lula, comandada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, visa a mitigar os impactos da sobretaxa de 50%, que começou a valer hoje.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai decidir quais propostas serão implementadas. Já o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) reúne informações detalhadas sobre os prejuízos de cada empresa e setor, com ênfase nos pequenos negócios, que ficam muitas vezes sem alternativas ao mercado norte-americano.

“Vamos ter um plano muito detalhado para atender, sobretudo, os pequenos empresários, que não têm alternativas aos Estados Unidos”, afirmou Haddad. O ministro também explicou que deve formalizar a iniciativa por meio de uma medida provisória.

Leia também: “O rolo compressor de Donald Trump”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 279 da Revista Oeste

Lula, Haddad e o vice-presidente Geraldo Alckmin discutiram o tema em reunião de duas horas, nesta terça-feira, 5, no Planalto. Ela serviu para ajustar os detalhes finais do plano.

Entre as possibilidades analisadas, estão a criação de linhas de crédito e ações para proteger trabalhadores e compras governamentais de produtos alimentícios dos setores mais prejudicados.

Inércia de Lula diante da medida de Trump

O presidente dos EUA, Donald Trump | Foto: Reprodução/site Donald Trump

Desde o início do segundo mandato, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, já manteve diálogo com 35 chefes de Estado estrangeiros, seja por telefone, seja em encontros presenciais. Contudo, Luiz Inácio Lula da Silva não figura entre os líderes contactados. Nesta quarta-feira, 6, passa a valer a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

O republicano conversou ao menos quatro vezes com autoridades do Canadá, de Israel, Rússia, Ucrânia, México e Reino Unido. Apenas considerando reuniões presenciais, Trump reuniu-se com 21 líderes, entre eles os presidentes Javier Milei, da Argentina, e Daniel Noboa, do Equador.

Leia mais: “Empresas brasileiras se preparam para o pior”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 279 da Revista Oeste

O premiê britânico, Keir Starmer, lidera o ranking de conversas diretas com Trump. Logo atrás aparecem o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. No total, Trump manteve mais contatos com líderes de esquerda e centro-esquerda do que com representantes de direita ou centro-direita, somando 31 encontros e 42 telefonemas, o que representa 58% dos contatos.

Apesar dessa ausência de diálogo direto entre Lula e Trump, ambos não deram sinais de interesse em iniciar conversas sobre qualquer tema. As manifestações positivas entre os dois se restringiram ao protocolo, como a mensagem de congratulações de Lula pela posse de Trump.

O post Tarifaço: Fazenda entrega plano de contingência a Lula ainda hoje, diz Haddad apareceu primeiro em Revista Oeste.

Fonte: https://revistaoeste.com/economia/tarifaco-fazenda-entrega-plano-de-contingencia-a-lula-ainda-hoje-diz-haddad/

Deixe um comentário