Tribunal Regional Eleitoral reverte cassação de prefeito e vice de Barueri (SP)

Tribunal Regional Eleitoral reverte cassação de prefeito e vice de Barueri (SP)

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) reverteu, nesta terça-feira, 5, a decisão que havia cassado os mandatos do prefeito de Barueri, José Roberto Piteri (Republicanos), e de sua vice-prefeita, Cláudia Aparecida Afonso Marques (PSB).

O prefeito e a vice haviam sofrido cassação por uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral de 2024. O município fica na região oeste da Grande São Paulo.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Por 4 votos a 3, os desembargadores acolheram os embargos de declaração apresentados pela defesa. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porém, ainda pode alterar a decisão.

Barueri: Corte considerou novos documentos

A nova decisão levou em conta documentos apresentados pela defesa e considerou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral. A reportagem não conseguiu contato com os advogados de Piteri e Cláudia Aparecida.

Segundo o juiz Cláudio Langroiva, os documentos comprovaram erro na metodologia usada para avaliar a gravidade dos impulsionamentos. Para ele, isso inviabiliza a análise do impacto das publicações.

Quem apresentou a ação foi a coligação Aqui Tem Barueri, formada pelos partidos União Brasil, PP, PL, PRD, PRTB, Mobiliza, Agir, PSD, Avante e PDT. A acusação apontava abuso de poder econômico e uso irregular da mídia.

TRE-SP analisou impulsionamentos

A cassação ocorreu em abril, por 5 votos a 2. Na ocasião, o ex-prefeito Rubens Furlan (PSB) e Piteri foram declarados inelegíveis por oito anos. Um mês depois, o ministro do TSE Kassio Nunes Marques suspendeu a decisão.

Isso porque o TRE entendeu que houve “uso indevido” dos meios de comunicação. A corte citou vídeos impulsionados no perfil de Furlan no Instagram, usados para promover aliados e atacar o adversário Gil Arantes (União Brasil), então candidato à prefeitura.

A legislação permite o impulsionamento pago apenas por candidatos, partidos, coligações ou federações, enquanto a propaganda eleitoral paga na internet é proibida.

Por outro lado, Nunes Marques afirmou que quem deveria decidir sobre a cassação era o TSE.

O post Tribunal Regional Eleitoral reverte cassação de prefeito e vice de Barueri (SP) apareceu primeiro em Revista Oeste.

Fonte: https://revistaoeste.com/politica/tribunal-regional-eleitoral-reverte-cassacao-de-prefeito-e-vice-de-barueri-sp/

Deixe um comentário