Desde o início do segundo mandato, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, já manteve diálogo com 35 chefes de Estado estrangeiros, seja por telefone, seja em encontros presenciais. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente do Brasil, não figura entre os líderes contactados. Nesta quarta-feira, 6, passa a valer a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O republicano conversou ao menos quatro vezes com autoridades do Canadá, Israel, Rússia, Ucrânia, México e Reino Unido. Apenas considerando reuniões presenciais, Trump reuniu-se com 21 líderes, entre eles os presidentes Javier Milei, da Argentina, e Daniel Noboa, do Equador.
Ausência de diálogo entre Lula e Trump
O premiê britânico, Keir Starmer, lidera o ranking de conversas diretas com Trump. Logo atrás aparecem o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. No total, Trump manteve mais contatos com líderes de esquerda e centro-esquerda do que com representantes de direita ou centro-direita, somando 31 encontros e 42 telefonemas, o que representa 58% dos contatos.
Apesar dessa ausência de diálogo direto entre Lula e Trump, ambos não deram sinais de interesse em iniciar conversas sobre qualquer tema. As manifestações positivas entre os dois se restringiram ao protocolo, como a mensagem de congratulações de Lula pela posse de Trump.
Crescentes tensões e impactos nas relações comerciais
Em diversas ocasiões, o petista e o republicano fizeram críticas mútuas. Durante a Cúpula do Brics, Lula destacou a proposta do grupo de adotar moedas locais nas transações, buscando reduzir a dependência do dólar. Em resposta, Trump afirmou que imporia novas tarifas de 10% “a todos que se alinharem às políticas antiamericanas do Brics”.
A mais recente escalada nas relações entre Brasil e Estados Unidos envolve a aplicação da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, decisão motivada por Trump, que classificou como “caça às bruxas” as ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Leia também: “Moraes na lista dos ditadores“, reportagem de Artur Piva publicada na Edição 280 da Revista Oeste
O post Trump fala com 35 líderes e ignora Lula enquanto taxa Brasil em 50% apareceu primeiro em Revista Oeste.