Diante das medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) executadas nesta sexta-feira, 18, o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele alerta para a ascensão do autoritarismo no país.
“Nós percebemos claramente uma escalada da ditadura no Brasil”, destacou Van Hattem. “Um dia depois de Lula fazer um pronunciamento em rede nacional, falando em soberania, tentando colocar uma série de eventos fora de contexto, nós vemos que, de fato, aquilo que Lula diz é mentira.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O parlamentar mencionou as restrições de contato de Bolsonaro com o próprio filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), impostas por Moraes. O ex-presidente também foi colocado em prisão domiciliar noturna, das 19h às 7h. As decisões mostram o arbítrio “cada vez maior” da Justiça brasileira, disse o deputado.
URGENTE! A ditadura escalou mais uma vez no Brasil! Não podemos desistir!!! pic.twitter.com/dgBlHv12Fl
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) July 18, 2025
Para Van Hattem, as decisões judiciais representam perseguição política e um cenário de crescente autoritarismo. “Nós estamos dizendo há muito tempo, o que está acontecendo no Brasil é um arbítrio atrás do outro. Eu mesmo sou um dos perseguidos políticos hoje nesse país. Quem ainda não enxergou isso, acorde. Nós estamos virando Venezuela a passos muito largos.”
O deputado mencionou o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras, restabelecido por Moraes nesta semana, como um gesto do Judiciário para minar os poderes do Congresso Nacional. Van Hattem ressaltou a importância das eleições de 2026 para definir o rumo do país.
“A lição mais importante das nossas vidas vai ser a próxima, em 2026. Ou o Senado e a Câmara passam a ter o controle da oposição, ou a gente pode dar adeus à democracia no Brasil como a gente conheceu ela um dia. Infelizmente, estamos numa situação muito, muito, muito grave.”
Bolsonaro acaba de ser preso sem condenação.
É isso que a ditadura Lula-Moraes lhe impõe com a tornozeleira eletrônica, a proibição de sair de casa entre 19h e 7h todos os dias e de falar com embaixadores estrangeiros e até mesmo com seu próprio filho.
Ou precisa desenhar?
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) July 18, 2025
Van Hattem mantém otimismo para eleições de 2026
O parlamentar incentivou seus apoiadores a não desistirem e alegou que este é um momento decisivo para o futuro do país. Ele reforçou a necessidade de mobilização para as próximas eleições. “Esse é o momento de reforçarmos o nosso intuito de melhorar o Brasil e de virar esse jogo, com vistas às eleições de 2026, principalmente para a Câmara e para o Senado.”
Van Hattem, que gravou o vídeo durante uma ida Florianópolis para participar de um evento do partido Novo, citou o fortalecimento da direita em eventos políticos e comparou com a baixa presença da esquerda. “O tempo todo a gente vê que a esquerda está completamente enfraquecida, quase ninguém participando dos eventos e a direita fortalecida.”
Ele se mostra otimista para as próximas eleições presidenciais. “Vamos ganhar nas eleições do ano que vem, com certeza, mas precisamos manter a mobilização.” Van Hattem encorajou os apoiadores a não deixar que a perseguição a Bolsonaro os decepcione. “Nos momentos mais difíceis é que se provam os verdadeiros guerreiros a favor da democracia e da liberdade.”
O post Van Hattem comenta escalada do autoritarismo no Brasil apareceu primeiro em Revista Oeste.