2ª edição da revista do programa Trabalho Seguro reúne 13 artigos sobre saúde e segurança no trabalho

A publicação tem o objetivo de fomentar a produção acadêmica e doutrinária sobre o tema e, nesta edição, homenageia ministro João Oreste Dalazen, fundador do programa.

Ilustração de mockup da capa da revista. Foto de diversos trabalhadores e uma foto do ministro entre elas.

 

9/12/2024 – Foi lançada nesta segunda-feira (9) a 2ª edição da revista do programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho. Esta edição deste ano homenageia o ministro João Oreste Dalazen, que faleceu neste ano e foi o fundador do programa, em 2012, quando era presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Esta edição reúne 13 artigos que abordam temas, como:

  • A proteção ao bem-estar do trabalhador na limpeza urbana: avanços e lacunas da Norma Regulamentadora nº 38;
  • Trabalho decente e a proteção aos direitos humanos trabalhistas na Corte Interamericana de Direitos Humanos;
  • Dinâmicas de expansão e restrição da competência material da Justiça do Trabalho no Brasil e sua intersecção com normas internacionais de segurança do trabalho;
  • O trabalho análogo ao de escravo e sua relação com a informalidade;
  • O meio ambiente de trabalho tecnologicamente desequilibrado; e
  • Renúncia à reparação por lesões e precarização em contratos de trabalho de atletas de esportes de combate.

Confira a íntegra da 2º edição da revista.

Dignidade do trabalhador

O presidente do TST e do CSJT, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, destacou a importância da dignidade do trabalhador como um dos pilares do Estado Democrático de Direito. Em seu discurso, ele ressaltou o objetivo da revista. “Esta publicação visa atingir a sociedade, especialmente os outros poderes, para que contribuam na criação de políticas públicas para a saúde e segurança no trabalho”, disse. 

O coordenador-nacional do programa Trabalho Seguro, ministro Alberto Bastos Balazeiro, ressaltou a importância acadêmica do periódico, uma vez que reforça o diálogo, capacitação e valorização do trabalho e da dignidade humana. “A revista reafirma os objetivos do programa, que são promover o diálogo e capacitar as pessoas para a valorização do trabalho digno”, disse.

Ministro Oreste Dalazen

O ministro João Oreste Dalazen morreu em março deste ano, aos 71 anos. Sua gestão na Presidência do TST e do CSJT, no biênio 2011-2013, foi marcada por iniciativas como o Programa Trabalho Seguro, lançado durante as obras de construção civil dos estádios da Copa do Mundo de 2014, além do Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho e a implementação e nacionalização do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na Justiça do Trabalho.

Familiares do ministro estiveram na cerimônia de lançamento da revista.

Confira mais fotos no Flickr do CSJT.

Revista do Programa Trabalho Seguro

A publicação anual tem como objetivo incentivar a produção acadêmica e doutrinária sobre saúde e segurança no trabalho. Todas as edições da revista são disponibilizadas gratuitamente no portal do programa.

Acesse todas as edições da revista.

Confira mais fotos no Flickr do CSJT.

(Flávia Felix/AJ)

Fonte: https://www.csjt.jus.br/web/csjt/noticiarss?p_p_id=56_INSTANCE_e4qZ&p_p_lifecycle=0&refererPlid=955027&_56_INSTANCE_e4qZ_articleId=22332432&_56_INSTANCE_e4qZ_groupId=955023

Deixe um comentário