Cancelada audiência pública sobre saúde das comunidades quilombolas

Cancelada audiência pública sobre saúde das comunidades quilombolas
Depositphotos
Populações quilombolas estão, em sua maioria, localizadas em áreas de difícil acesso

Foi cancelada a audiência da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados prevista para terça-feira (17) sobre o atendimento das comunidades quilombolas como política pública no Sistema Único de Saúde (SUS).

O debate foi solicitado pelos deputados Dr. Francisco (PT-PI) e Jack Rocha (PT-ES) e ainda não tem nova data definida.

Dr. Francisco lembra que as populações quilombolas estão, em sua maioria, localizadas em áreas rurais e de difícil acesso, o que agrava sua condição de vulnerabilidade e as coloca à margem das políticas públicas tradicionais.

“Apesar dos avanços proporcionados pelo SUS, essas comunidades continuam a vivenciar vazios assistenciais, falta de infraestrutura e incentivos de políticas de saúde adequadas às suas especificidades culturais e territoriais”, afirma o parlamentar.

Jack Rocha acrescenta que, segundo dados do Plano Operativo de Saúde Quilombola (AquilombaSUS), os quilombolas têm indicadores de saúde inferiores em comparação ao restante da população brasileira, o que se reflete em menores expectativas de vida, maior prevalência de doenças negligenciadas e dificuldades de acesso a tratamentos de saúde especializados.

“A violência étnico-racial, o racismo estrutural e a exclusão histórica contribuem para a manutenção de uma realidade de desigualdade social e de saúde”, aponta a deputada.

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/1120817-cancelada-audiencia-publica-sobre-saude-das-comunidades-quilombolas/

Deixe um comentário