Projeto aprovado prevê que vítima de violência doméstica seja informada sobre fuga ou liberdade do agressor

Projeto aprovado prevê que vítima de violência doméstica seja informada sobre fuga ou liberdade do agressor
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Deputados reunidos nessa quarta

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (4) projeto para determinar que a mulher vítima de violência doméstica ou familiar seja sempre informada em caso de fuga ou concessão de liberdade ao agressor.

O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Soraya Santos (PL-RJ), ao Projeto de Lei 2054/23, do deputado Alberto Fraga (PL-DF). A redação aprovada insere a medida na Lei Maria da Penha e seguirá agora para análise do Senado.

Soraya Santos afirmou que a simplicidade é a força do projeto, que garante equilíbrio emocional e segurança à mulher que foi vítima de violência. “Muitas vezes há mudança do status de pena e a mulher não sabe. Gera insegurança psicológica na mulher que não sabe quando estará solto”, disse a deputada.

“Assim, sempre que houver concessão de liberdade, determinação de prisão domiciliar, fiscalização por monitoração eletrônica ou fuga do agressor, a vítima ou representante legal deverão ser prontamente notificados”, explicou a relatora.

De acordo com o projeto, a vítima também será informada, diretamente ou por representante legal, quando ocorrer determinação de prisão domiciliar ou de fiscalização por monitoramento eletrônico, e ainda sobre o uso indevido ou mau funcionamento de equipamento de monitoramento eletrônico.

Mais informações a seguir

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/1118199-projeto-aprovado-preve-que-vitima-de-violencia-domestica-seja-informada-sobre-fuga-ou-liberdade-do-agressor/

Deixe um comentário