Projeto protege de punição tutor que comprovar ter tentado impedir perturbação por barulhos de animal

Projeto protege de punição tutor que comprovar ter tentado impedir perturbação por barulhos de animal
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Bruno Ganem é o autor da proposta

O Projeto de Lei 3959/23 altera a Lei das Contravenções Penais para proteger de eventual punição por perturbação do sossego o tutor de animal doméstico que comprovar ter adotado medidas para impedir a proliferação do barulho produzido pelo pet. 

Hoje a Lei pune com prisão de até três meses e multa o ato de perturbar o sossego alheio provocando ou não, procurando impedir o barulho provocado por animal doméstico. A proposta reforça que não será caracterizada a contravenção quando tutor comprovar que procurou evitar a perturbação, buscando, inclusive, orientação profissional.

“É importante considerar que muitos tutores de animais têm se dedicado a implementar medidas para controlar o ruído produzido por seus pets, como manter o animal em local adequado e seguro, realizar adestramento, utilizar dispositivos antirruídos, entre outras”, observa o autor do projeto, deputado Bruno Ganem (Pode-SP).

Tramitação
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário.  Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/1100082-projeto-protege-de-punicao-tutor-que-comprovar-ter-tentado-impedir-perturbacao-por-barulhos-de-animal/

Deixe um comentário